A cada um dos meus filhos:
O mundo é uma cadeia de impressões e opiniões conflitantes.
Na sua idade, se essas influências já lhe perturbam o íntimo, é porque já se forma em você uma vontade própria e seu espírito já alcançou o poder de discernir e a força de crer.
De tudo o que convergir para a sua mente, selecione o que é aceitável pelo seu espírito e assimile somente o que convencer de imediato a sua razão. Despreze, por enquanto, o que possa lhe confundir; o que carece de lógica; o que enfim, a razão não aceite ou põe em dúvida.
Mais tarde, espírito mais forte e seguro, retorne as pesquisas do que lhe deixou dúvidas; se é que ainda lhe falte na época, alguma coisa para assegurar a sua convicção.
Basei-se no amor e na justiça para construir a sua vida, e o futuro lhe será dadivoso; sua paz será compensadora.
Bendiga o pouco que possui e torne digno o muito que possa vir a ter.
Aceite o seu sofrimento com resignação pois, por certo, além de merecido ele lhe será necessário; por isso mesmo, não o compartilhe com as pessoas que lhe querem muito. A dor é um débito pessoal e intransferível, portanto, deve ser um sentimento próprio e isolado. Compartilhá-lo é um ato de covardia e desamor. Descarregar assim o seu sofrimento, é fazer sofrer quem você ama. Mas pelo contrário, se for oportuno e você puder suportar, alivie a carga dos outros.
Também não lastime as causas nem os causadores das angústias do mundo; procure entender: Ninguém tem menos do que merece nem sofre mais do que deve. É a justiça Divina.
Não alimente o ódio. Elimine os resíduos da sua mágoa e reconcilie a todo custo com seu agressor. Um inimigo será sempre um tropeço na evolução do seu espírito.
Cultive o amor, para merecer a paz que dele advém; se possível, ame o próximo mais que a si.
Por fim, interprete a vida com sensatez e amor sobretudo creia com a razão, porque DEUS NÃO FOI INVENTADO NEM INVENTOU. Deus existe e criou a vida com amor e ciência, para que ela se desenvolvesse e perpetuasse com lógica.
Adiante: Jesus está com você e levará você a Deus.
Seu pai que lhe Amará sempre,
Rivaldir
(SANTOS, Rivaldir Floriano dos. A cada um dos meus filhos, 1942-1983).