ABN 42: o Mensageiro da Esperança
(Agência de Boas Notícias)


O Papa Francisco está na Colômbia. Este país vizinho sofreu por mais de 50 anos com guerras internas, grupos de guerrilhas que agora, após anos de negociação (com grande mérito do Presidente Juan Manuel Santos) depõem as ramas. O país está em fase de pacificação e o pontífice, que está sempre disposto a ajudar quando se trata da paz, lá se encontra. E tem sido uma apoteose de fé e alegria. A TV Canção Nova (canal 44 de rede aberta no Rio) tem acompanhado a visita e inclusive transmitido missas. Podemos constatar o entusiasmo do povo, não importando a idade: das crianças aos anciãos.
Hoje, numa alocução perante religiosos, freiras e seminaristas, o papa observou como é prejudicial a ânsia de riquezas materiais que às vezes atinge até sacerdotes, e não se deve utilizar a religião para acumular dinheiro. Ele geralmente acerta em cheio nas suas observações. Bem-humorado, o Papa Francisco sabe sorrir e até fazer observações jocosas, hoje ele até falou nas torradas matinais. Não se perde nada assistindo esse grande papa, vale muito a pena. Percebemos claramente, sem esforço, que ele realmente é um homem de Deus, o Vigário de Cristo, um homem que promove a paz, a fé, a caridade, a alegria e a esperança num mundo tão convulso quanto este em que nós vivemos.
Infelizmente as emissoras leigas e oficiais pouco ligam para as movimentações do Papa Francisco. Mas felizmente hoje existem emissoras católicas.
Outras boas notícias: o eminente Professor Felipe Aquino lançou o terceiro volume de sua monumental trilogia "História da Igreja" (o primeiro volume é sobre a Igreja primitiva, o segundo focaliza a Idade Média e o último aborda a época Moderna e Contemporânea). Ele lançou também o livro "As consequências da pornografia", cujo título dispensa comentários. Os livros de Felipe Aquino saem em geral pela Editora Cleófas.

Rio de Janeiro, 9 de setembro de 2017.