COMUNICAÇÃO NA RELAÇÃO

Não tenho o direito de definir Deus, mas parece que esse ser misterioso, transcendente, inominável e indefinível está sempre se comunicando de alguma forma, seja através da própria vida e suas manifestações fantásticas, seja através da ausência de palavras ou mesmo através dos grandes homens, não necessariamente religiosos. Tomamos como exemplo o próprio Cristo que nos trouxe uma mensagem divina, a quem ele chamara de Pai, aproximando desta forma a pessoa de Deus da pessoa humana, criando entre ambas um elo comunicativo e despertando a divindade imanente presente em cada um de nós, proporcionando, desta feita, uma comunicação consigo mesma.

Logo, Toda a natureza vive e sobrevive de comunicação. Até mesmo as grandes cobras como a cascavel dá um aviso que estamos invadindo sua área. Isso significa comunicação. O golfinhos e as baleias emitem sons para comunicar-se ente si. Quando uma geleira derrete está nos avisando do aquecimento do nosso planeta e que estamos fazendo a coisa errada, quando um país está num caos intelectual e com crise de identidade e cidadania, isso significa que a elite “inteligente” não está pensando e, desta forma destruindo seu próprio povo etc. a comunicação é essencial para a melhoria das relações.

A natureza mostra para as relações, sejam elas quais forem, que o diálogo é necessário para uma melhor qualidade existencial. É preciso imitar Deus e a natureza para que também a relação brilhe e encante como os tais.

Como falar em amor quando não há diálogo entre os pares? Como melhorar as relações e os conflitos existentes nelas se não afirmarem isso um ao outro? A sucessão de atos não comunicativos gera uma frustração. Logo o crescimento das relações ocorrerá em meio aos conflitos dialogados. Ninguém pode ou deve, em meio às problemáticas existenciais das relações, guardar isso fechado para si, pois seria desumano consigo e com a relação. Abra-se e ultrapasse as barreiras de seu mundo. Não tenha medo de perder, pois se vier perder é porque já não era seu.

Postado por PROF MAGNO HOLANDA