Fall in love – Estar Apaixonado

O termo inglês “fall in love” significa estar apaixonado, mas apaixonado no sentido de estar amando. Há uma diferença entre se estar amando e estar apaixonado. Não que não se possa viver os dois ao mesmo tempo – não é isso – mas que um sentimento sem o outro modifica completamente a intenção do envolvimento, é fatal acontecer.

Alguns estudiosos dizem que a paixão é uma ampliação do amor, mas ela pode ser considerada como patologia, pois uma pessoa arrebatada por este sentimento, muitas vezes se anula em função dele. Outras vezes só representa o tesão momentâneo a uma coisa ou pessoa, e assim que se consegue conquistar perde a importância.

Já o amor representa um vínculo emocional com alguém, é dividir, é desejar, é querer bem e é também apaixonar. Apaixonar-se todos os dias pela mesma pessoa, é sentir um fogo subir pelo seu corpo da ponta dos pés ao fio de cabelo, é encontrar uma nova pessoa na mesma pessoa. O amor é mais completo que a paixão, pois amando se apaixona, mas apaixonado pode não ser amado.

O amor é sublime, é doar-se sem esperar nada em troca, o que se difere da paixão, que é preciso um retorno para se sentir satisfeito. É possível amar ao próximo, à vida, aos pais e amigos, a Deus.

Se todos compartilhassem esse dom divino que é o amor, o mundo estaria bem melhor, sem guerras e sem violência. É preciso se exercitar a compaixão, e não a paixão pelas coisas vil que existem no mundo.

Os homens precisam apaixonar-se por si mesmos e elevar esta paixão ao amor sublime entre ele mesmo. Amar-se para poder amar ao próximo. E para os que já amam que temperem com uma pitada de paixão a sua vida, para que possa renovar as energias e transmiti-la a todos. É preciso amar mais!

Como disse Renato Russo: “É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã, por que se for parar pra pensar, na verdade não há”.

Denise de Souza
Enviado por Denise de Souza em 01/04/2016
Código do texto: T5591427
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.