A coragem de dizer a verdade

"Quid est veritas?"

E a pergunta de Pilatos vai atravessando o século XXI ,ainda não encontrando resposta satisfatória.

Filósofos e pensadores de todos os tempos têm procurado definí-la,mas em vão. Ela continua inexplicável.O seu conceito é largamente discutido,a sua beleza decantada,o seu valor exaltado e embora presumidamente conhecida por todos é sentida diversamente por cada um. Goethe,falando da verdade,expressou-se num juízo muito alto: "a verdade assemelha-se a Deus,não se revela imediatamente,mas deve ser adivinhada pelas suas manifestações."

Ela é eterna e ilimitável nas fronteiras da inteligência.Não podendo assim ser transmitida simplesmente como uma doutrina ou matéria escolar,mas teremos que conquistá-la por nós mesmos na canseira indefinida do saber,independentemente de aprimorada instrução ou cultura,todavia podendo ser percebida pelo exemplo e comportamento daqueles que conosco convivem.Por exemplo,diz-se que a criança aprende muito mais pelo exemplo que pelo discurso principalmente por quem por ela é responsável. Como amar só se aprende amando, a verdade só se aprende praticando. É no dia a dia das nossas relações pessoais uns com os outros que vamos modelando e revelando nosso caráter e jeito de ser.

Diz Cristo:" Se vocês permanecerem firmes na minha palavra, verdadeiramente serão meus discípulos. E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará".(Jo.8:31-32). Livrará de que? Certamente do erro,da ignorância,do mau caminho.Somente permanecendo fiéis aos ensinamentos de Cristo é possível afinal conhecer a verdade.Porém,a verdade não nos será revelada enquanto não desejarmos conhecê-la com ardente desejo.

Uma história que volta e meia utilizo com as crianças pra reforçar o valor da Verdade.Narra de um velho sábio budista e seu jovem aprendiz em busca do conhecimento desta grande virtude.-"Senhor,desejo conhecer a verdade."E o sábio respondeu-lhe:"Muito bem, meu filho.Volte amanhã e darei instruções sobre isto." No dia seguinte o jovem regressou e seu mestre o convidou para juntos fazerem um passeio.Caminhando,chegaram à beira de um rio e tendo o sábio proposto que nadassem um pouco,ambos mergulharam de cabeça na água.Em poucos minutos,o sábio segurou firmemente o rapaz,e apesar de todos os seus esforços para se liberar,ficou detido alguns segundos sob a água.Quando finalmente foi liberado pelo mestre,o jovem convulsivamente começou a respirar.Perguntou-lhe então o velho sábio:-"Diz-me meu filho,enquanto você estava sob a água o que mais desejava?" -"Um pouco de ar,Senhor,replicou o pobre discípulo."Perfeitamente,prosseguiu o sábio:-"Quando você aspirar a Verdade com tanta veemência como aspirava respirar enquanto estava sob a água,então,e só então realizará plenamente o sentido da Verdade.Antes é impossível!

Amemos pois a verdade pela própria verdade e tão somente pela verdade,intensamente,com o desejo de alcançá-la.Só então poderemos ir conquistando paulatinamente o seu sentido verdadeiro.Não há um modo de incutí-la perfeitamente na nossa vida se não for pela prática diária como um hábito do qual não se pode renunciar jamais.Ela vai muito mais além da nossa capacidade de entendimento racional."É porque é"."Se diz a Verdade porque se deve dizer a Verdade Sempre."Assim repetimos como um mantra para os meninos em casa,tentando ao mesmo tempo demonstrar em diversas situações do nosso cotidiano o quanto podemos sempre optar pela verdade e como nos faz bem, mas não como imposíção,nem podendo a mesma sofrer nenhuma condição.

Existem momentos,entretanto, que custa muito dizer a verdade e manter a palavra dada. Assim,a mentira,o engano são sinais de covardia ou mesmo de pouca coragem.Para se viver bem com os outros e consigo mesmo é preciso que cada um de nós busque diligentemente ser mais sincero e leal,mesmo quando isto nos custe algum sacrifício.Sinceridade e lealdade devem regular o nosso viver.Somente assim podemos ter confiança uns nos outros.

Apresenta-se a verdade consoante a compreensão de cada um sob aspectos diferentes,isso porque o mundo é finito,mas a indagação da verdade é infinita.

Jesus nunca escondeu nada,nunca teve medo de dizer a verdade,pagando com a própria vida por manter a sua promessa para com o Pai. Procuremos portanto,lembrar e seguir seus ensinamentos e grande exemplo,embora aqui e acolá falhando o importante é não desistirmos de melhorar!

Feliz Páscoa a todos!

Bergilde
Enviado por Bergilde em 29/03/2015
Reeditado em 29/03/2015
Código do texto: T5187746
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.