EVANGELHO DO DOMINGO DIA 28/09/2014

Autor: Antoni BigCuore*

Data: 27/09/2014 (alterado 29.09.14)

Horário: 10,40 horas, sábado.

---------------------------------------------------------------------------------

Fundamento Bíblico: Evangelho segundo Mateus, 21, 28-32.

---------------------------------------------------------------------------------

“Naquele tempo, Jesus disse aos sacerdotes e anciãos do povo: 28“Que vos parece? Um homem tinha dois filhos. Dirigindo-se ao primeiro, ele disse: ‘Filho, vai trabalhar hoje na vinha!’ 29O filho respondeu: ‘Não quero’. Mas depois mudou de opinião e foi.

30O pai dirigiu-se ao outro filho e disse a mesma coisa. Este respondeu: ‘Sim, senhor, eu vou’. Mas não foi. 31Qual dos dois fez a vontade do pai?”

Os sumos sacerdotes e os anciãos do povo responderam: “O primeiro”.

Então Jesus lhes disse: “Em verdade vos digo que os cobradores de impostos e as prostitutas vos precedem no Reino de Deus. 32Porque João veio até vós, num caminho de justiça, e vós não acreditastes nele. Ao contrário, os cobradores de impostos e as prostitutas creram nele. Vós, porém, mesmo vendo isso, não vos arrependestes para crer nele”.( 1 )

---------------------------------------------------------------------------------

REFLEXÃO DE A.BIGCUORE:

CENÁRIO: Parábola; 2 filhos o mais evelho e o mais novo; chefes dos sacerdotes e anciãos do povo; prostituta, pecadores e arrependimento.

Jesus em diálogo com seus discípulos e mestres da lei, lhes conta uma parábola sobre um homem que tinha dois filhos. O mais velho foi convidado a trabalhar na vinha do Pai e disse que NÃO ia, mas foi.

O mais novo disse ao Pai que iria, mas não foi. Qual dos dois, indaga Jesus, fez a vontade do Pai? Eles responderam sabiamente o primeiro, o mais velho.

Este texto nos remete à ideia central do ARREPENDIMENTO e a necessidade de conversão. Jesus bate de frente com os fariseus, anciãos e mestres da lei sobre as suas incredulidades. Veio João, o último dos Antigos Profetas, para lhes mostrar o caminho da justiça; fez vários sinais e eles não ACREDITARAM.

Veio Ele, o Mestre, o Verbo Encarnado, fez centenas e centenas de milagres e sinais e, também, eles não ACREDITARAM NELE e, portanto, não se converteram. Porisso, JESUS bate forte nas elites da época, dizendo que “os pecadores e prostitutas os precederão no Reino dos Céus.

Todos nós, cristãos e não cristãos, pecamos e nos arrependemos muitas vezes. Porisso que é imperativo CONFESSAR NOSSOS PECADOS a Deus e ao sacerdote.(no caso específico do cristão católico).

Quantas vezes, no impulso de nosso coração, dizemos coisas negativas, até fofocas, maledicências, contra determinada pessoa, ou mesmo, até do padre de nossa paróquia e, depois com calma, pensamos: “eu não devia ter dito aquilo”; perdi uma grande chance de ficar calado! Não é isso mesmo que acontece conosco? Pois, bem, somos mesmo pecadores e a todo instante somos bombardeados pelo “ Malígno” que tenta nos desviar dos caminhos do Senhor e cair nas insídias dele.

Por isso que, Jesus sabedor de nossas fraquezas, deixou um grande legado na Cruz, que são os sacramentos, sobretudo, os sacramentos da Reconciliação e da Santa Eucaristia.

Essas são as principais armas do cristão católico para enfrentar as duras batalhas que travamos diariamente em nossas vidas.

Todos nós somos convidados a trabalhar na VINHA DO SENHOR!.

A escolha é simplesmente nossa. Depende unica e exclusivamente de nossa vontade. Escolhamos o caminho da felicidade; escolhamos o caminho do verdadeiro AMOR que é o tipificado nos Santos Evangelhos. Escolhamos o caminho de Jesus!.

Meu irmão e minha irmã, quanto tempo faz que você nao se confessa? Será que não está na hora de se RECONCILIAR COM DEUS? Pense nisso, pois!.

Que desce sobre voce AGORA, sobre sua família, sobre seu trabalhos, estudos e seus negócios, a BENÇÃO, do Deus infinitamente misericordioso e TodoPoderoso, Ele que é Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!. Feliz e santa semana a todos(as)!.

---------------------------------------------------------------------------------

(1) Portal Canção Nova – Liturgia Diária (www.cancaonova.com).

(2) (*) Antoni BigCuore é escritor cristão católico e comunicador do evangelho de Jesus Cristo para todo o planeta. Acesse e divulgue seu BLOG BEM VIVER – http://antonibigcuore.blogspot.com (autoconhecimento, espiritualidade homeostática e vida saudável) e seu link poético: www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore

---------------------------------------------------------------------------------

DEUS ABENÇÕE VOCÊ QUE ACABA DE LER ESTE TEXTO!

---------------------------------------------------------------------------------