O dom de esquecer e a verdade de Amar...
O Dom de esquecer e a verdade de Amar...
Não haverá 'Paraíso'. Talvez tudo que nos resta é uma sublime expansão e transmutação de átomos. Mas já nos dizia Suassuna que mais fé precisaríamos possuir para crer na Teoria da Evolução do que no 'Mito' Criacionista. E não importa mais de onde viemos, se não sabemos para onde estamos indo. Para quê perder uma lágrima sequer com o ontem se nosso Hoje está tão fragmentado e tão pouco para poder conter a esperança de um amanhã? Tudo que até o momento pareceu tão constante, em certeza, se converteu diante dos meus olhos. O Amor, a felicidade, os sorrisos, as palavras escritas aqui, grafadas nos muros; tudo parece-me, agora, tão instável como essas moléculas que fazem de mim tão menos sóbria. Um amontoado de sinapses que não podem ser capazes de transformar o mundo, o meu mundo! Nada foi, de fato, como o Criador tanto desejou e, hoje, eu procuro-o em todo o meu passado, nesse presente de questionamentos infundados e nos amanhãs tão incertos... As canções que ouço repetidamente não aliviam a dor, as aspirinas e meu coração mofaram num armário qualquer. Meus pensamentos são ininterruptamente ameaçados por memórias, por sombras que já nem fazem mais parte de mim. E se o mesmo Deus que nos criou descesse dos Céus e me concedesse um pedido, eu não hesitaria: "Senhor, eu quero o DOM de esquecer tudo e todos!" E, assim, amanheceria, a cada dia, recomeçando a viver e podendo sentir o milagre que é conhecer novos rostos, novos gostos e novos sentimentos. Os que me fizessem bem, eu os guardaria numa eternidade de horas e minutos que duraria até a meia-noite, os que não me coubessem na alma seriam completamente apagados, porque com o nascer do sol tudo se renovaria em mim. Até os pecados poderiam ser apagados, pois não me pertenceriam mais. Afinal, o que nos julga verdadeiramente é nossa própria consciência. E, a cada novo dia, essa nova consciência faria de mim um novo ser. Isso parece-me mais razoável para conseguir manter constante a esperança e o desejo e entender que não sou melhor nem pior que os outros pois vivo no mesmo espaço de tempo em que todos vivem. Começos iguais, fins semelhantes. O que ficará contido nessa poeira cósmica será apenas uma coisa, que faz de cada um de nós menos alienados e um pouco mais humanos: o Amor! Esse ecoará pela eternidade além de todos os entardeceres, além de qualquer nascer do sol e enquanto houver energia para conduzir o universo. O DOM do esquecimento citado acima me renovaria em todos os sentidos, menos em um: eu SEMPRE me lembraria que a sensação de Amar habita em mim. Parece estranho, mas o Amor é a única fonte de energia e luz que nunca pode ser apagada de todas as mentes, não pode ser mantida oculta, pois é a ordem e a origem da própria Vida!