Francisco vital.
Francisco vital.
Não há como falar (especular) sobre “Força vital” [v. www.recantodasletras] sem pensar em São Francisco de Assis!
Fervoroso na Fé em Deus, ou seja, na Fé no Amor, por intermédio de Jesus Cristo, cunhou a expressão Mãe Natureza. O Sol e a Lua são chamados por ele de Irmão Sol e Irmã Lua.
A sua Oração, a Oração de São Francisco de Assis, caracteriza-se pelo verbo dar (levar, doar), com um pedido inicial, a título de súplica, a Deus: “Fazei de mim um instrumento de Sua Paz”!
Tendo Deus (o Amor) como base de sustentação e finalidade da sua existência, ele vê e sente (hoje, agora, pois pessoas assim não falecem) que a Mãe Natureza, dá. Que tudo o que nela está tem uma razão e um propósito divinos, a começar pela doação da própria vida. Que a Mãe Natureza não é violenta, nem tem a concepção da maldade...
Vê e sente que o Homem é o mais frágil dentre os animais, desde que é o único que, em desacordo com a Mãe Natureza, é capaz de conduzir-se, consciente e voluntariamente, com a violência, e, que, portanto, deve ser o principal alvo do seu Amor.
Vê e sente que a dor é um mecanismo natural de defesa dos animais em geral, e que, neste caso, é até uma forma de condicionamento (ensinamento da natureza) benéfico de proteção à vida - força vital.
Vê e sente que há Homens que não percebem que não é a violência o meio de evitá-la, não deixar que se agrave, diminui-la, ou extingui-la, e que, portanto, eles devem ser o principal alvo do seu Amor.
Enfim... a Oração de São Francisco de Assis diz tudo, notando-se que a humildade é acentuada em decorrência das limitações humanas!
Bjs. com amor!
Rodolfo Thompson. 20/07/2013.
Ps. Todos nós podemos experimentar a extraordinária, transcendental e sublime sensação de por em prática, até mesmo como um exercício diário, a Oração de São Francisco de Assis, e comungar com a Mãe Natureza – com o pedido de perdão a Deus, e o arrependimento pelos erros praticados [Filipenses 3,12-15].
Ps.2 Só tem possibilidade de cair do “pedestal” que nele está (ou foi colocado)!