PRECISA-SE DE UM CASAMENTO

Infelizmente, há casais que, ao invés de desfrutarem do privilégio da presença um do outro, em um companheirismo inigualável, acabam vivendo uma solidão a dois. Vivem o oposto do que deveriam ser. Isolam-se em seus mundos e, apesar de juntos, não se misturam. É um tipo de casamento “água e óleo”, uma massa que não dá liga. Casaram-se, mas, ainda não experimentaram o milagre de serem um. Continuam sendo dois, cada um é cada um, e vivem cada qual em seu cada qual. É até difícil dizer que houve, de fato, um casamento, apesar de tê-lo sido de direito. Creio que há casais casados que precisam, realmente, se casarem. É como se naquela casa houvesse uma placa: Precisa-se de um casamento. Não mais uma cerimônia com festa, bolo e convidados. Isso, creio que já fizeram antes e, como se vê, de nada valeu. Eles precisam se casar, talvez, no quarto onde dormem. Ajoelhados ao pé da cama, confessando e chorando, de mãos dadas. Pedindo perdão e liberando perdão. Reconhecendo, cada um, onde errou e fazendo propósitos de serem e fazerem melhor, dali por diante. As coisas, com certeza, não fluíram como deveriam, porque fizeram um casamento a dois, quando deveria ter sido a três. Claro que a palavra de Deus diz que “melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Porque se caírem, um levanta o companheiro; ai, porém, do que estiver só; pois, caindo, não haverá quem o levante. Também, se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só como se aquentará? Se alguém quiser prevalecer contra um, os dois lhe resistirão” (Ec 4.9-11) e isso é maravilhoso. Entretanto, se serem dois é bom, três então, é maravilhoso. Afinal, o texto não para ali. Ele conclui dizendo que “o cordão de três dobras não se rebenta com facilidade"(Ec 4.12). E quem é a terceira dobra, a terceira pessoa que precisa fazer parte de um casamento, a não ser, Jesus? Assim, quando o casal casado estiver se casando no altar do quarto conjugal, não saiam dali, sozinhos. Pra viverem felizes e abençoados, entraram os dois, mas, sairam os três. E retiraram a placa: Precisa-se de um casamento. Pois, agora, sim, ele se fez.