O Amor Acima de Tudo




Uma professora, de quarta série, no primeiro dia de aula, diante de seus alunos, como todos os anos fazia, e fazem até hoje todas as professoras, disse que gostava de todos os alunos.

Mas ela sabia que não era verdade. Não podia gostar de um aluno da primeira fila. Um aluno de nome José, o Zé. Era um aluno que sempre estava o mais mal vestido de todos.
Tinha até um certo mau cheiro. Os outros alunos não gostavam de ficar perto dele. Era alvo de piadinhas. Era um menino irritado e muito triste.

Na primeira reunião da escola as professoras foram solicitadas a pesquisar os prontuários dos alunos e verificar as anotações deixadas pelos colegas dos anos anteriores, para assim facilitar a compreensão e o conhecimento da classe.

A professora do Zé teve uma surpresa. A professora da primeira série havia anotado que ele era um ótimo aluno. Era ordeiro, disciplinado colaborador, em fim um aluno excelente!.
A professora da segunda série anotou: José é um aluno muito bom, seus cadernos estão sempre em ordem, faz todas as tarefas solicitadas e às vezes vai além. Gosta de estar com os colegas que o admiram e estimam.
A professora da terceira série escreveu: José é um aluno muito atencioso aprende fácil, é responsável, embora se preocupasse muito com a mãe doente. Seus colegas gostam muito dele pois ajuda a todos sempre que pode.
A professora da quarta: O José? É indisciplinado, está sempre sujo e seu caderno é um horror! Não tem amigos. Briga com todos e está sempre mau humorado.

As outras professoras responderam, diante do espanto: José é um garoto muito responsável, cuida da mãe, e da casa e do pai além de se cuidar sozinho.

A professora da quarta ficou envergonhada. Como podia um fato como aquele?
Resolveu então mudar de atitude. Começou a ser mais gentil, a solicitar atividades com mais carinho. Descobriu que a mãe de José sequer se levantava da cama, que ele vivia preocupado e distante pensando na mãe. Que o pai pouco ou nada se importava com a situação dos dois.

Tratou com todo o carinho que podia. Quanto mais fazia por ele mais ele se estimulava e fazia as tarefas. Foi um ótimo aluno até o final do ano.

No dia dos professores foi feita uma homenagem a ela. Todos trouxeram um presente bonito, bem embrulhado com papel limpo e novo. José, todo envergonhado trouxe o seu, embrulhado numa folha de papel marrom descorado, e dentro um vidro de perfume pela metade e uma pulseira velha.

A professora colocou a pulseira, e derramou um pouco de perfume nas mãos. José chegou perto e disse que ela tinha o cheiro de sua mãe.

Quando terminou o ano e José foi o melhor aluno da turma, a mãe faleceu e, ele lhe disse que ela fora a melhor professora de sua vida.

José passou para as séries seguintes, e cada ano terminado mandava-lhe uma carta que terminava dizendo que ela havia sido a sua melhor professora. Conseguiu trabalho e a mesma coisa: a carta, a mensagem.

Ele terminou o colegial, e mandou uma carta contando-lhe o evento e terminou com a mesma frase: A senhora foi minha melhor professora.

O tempo passa e José vai se casar. Convida a professora de sua vida para o casamento. Ela vai. Coloca no braço a pulseira velha de há muitos anos atrás. Passa o perfume que ele lhe dera.

Eles se abraçam emocionados quando se encontram e ele lhe diz ao ouvido: A senhora foi a melhor professora da minha vida. Obrigado por acreditar em mim. Fazer-me acreditar que eu podia aprender, que podia mudar o rumo da minha vida.

Ela respondeu-lhe chorando: Engano seu. Quem acreditou em alguém foi você. Você me deu a chance de te conhecer e me ensinou a ensinar pois até aquele ano eu não sabia lidar com diferentes.

Essa é uma mensagem de amor. Amor verdadeiro de um pelo outro. Quando se olha o outro e se respeita a pessoa a nossa frente, isto tem o poder de transformação, porque o Amor está acima de tudo. Transformou o aluno mas, principalmente a professora que se propôs a refletir e a mudar seu jeito de ver e olhar os alunos. Ela se deu a chance da mudança. Com sua mudança mudou o aluno que, de desinteressado passou a interessado e brilhante.




Ouvi esta mensagem na Rádio Boa Nova dia 14/02 , 10 horas, com Luiz Saigussa e Paula Zamp. Não sei se transcrevi na íntegra, pois fiquei com este texto na mente, talvez porque eu seja professora,e, hoje resolvi transcrevê-lo. Aceito correções. 

www.marlenevieiraaragao.prosaeverso.net