Caso não floresça, suborne a Primavera...
Diz a lenda que o outono se enamorava da primavera, e vice versa. Era um romance lindo dos dois. A primavera por sempre estar muito feliz, sempre floria por onde passava, e o outono a ajudava a deixar os bosques e jardins lindos, até que um dia eles brigaram e o outono por onde passava 'destruía' a imagem da primavera por desflorir os jardins que a primavera floria. E justamente neste meio tempo que isto aconteceu, um jovem apaixonado por sua dama foi até um jardim pegar uma rosa para dar a ela, mas não encontrou nenhuma. No mesmo instante, ele pediu que a primavera viesse ao encontro dele que ele tinha algo a dizer-lhe. Ela o ouviu e resolveu ver o que era.
Então ele disse: Minha querida primavera, és tão linda! Por que desististe de florir os jardins?
Ela então respondeu: Não sou eu que estou desflorindo com os jardins, é o outono que, chateado comigo, deseja estragar meus belos bosques e flores. Nisto o rapaz teve uma ideia.
Ele disse: Tenho uma proposta a fazer-lhe.
Ela perguntou o que era.
Ele disse: O que desejas?
Ela disse: Eu tenho beleza, tenho perfume, glamour, admiração, mas não possuo mais a felicidade.
O rapaz perguntou: Porque não?
Ela respondeu: Porque quem eu pensava que me amava, hoje está tentando arruinar minhas conquistas.
Ele disse: Minha cara forneça-me uma, somente uma das mais belas orquídeas que há e eu irei solucionar o seu problema.
Ela disse: Como?
Ele respondeu: Eu briguei com quem mais amo, tratei o amor da minha vida muito mal e estou muito arrependido. Gostaria de dar uma flor a ela como símbolo de arrependimento e pedir seu perdão... Quero prometer a ela que nunca mais a irei fazê-la chorar, e que nunca mais destruirei nenhum de seus jardins. Foi aí que a primavera percebeu que aquele jovem era o outono.
Ela o desculpou e disse: Você não pode parar de desflorir meus jardins. Ele ficou sem entender...
Ela continuou: À cada vez que você desfaz a beleza de uma flor, eu consigo criar outra ainda mais bela e perfumada, e à cada nova flor que nascer pelos jardins deste planeta, tu saberás que nosso amor também só tende a evoluir, crescer, se refinar, ficar ainda mais belo...
Portanto, a explicação do tema é a seguinte: A falta de flores seria como problemas que possam surgir... O ‘suborno’ que podemos fazer à ‘primavera’ é justamente ter humildade para reconhecer nossos erros e voltar atrás no que conseguirmos, para recebermos o perdão aonde precisamos e assim resolvermos tal problema... Quanto às outras estações, é uma continuação desta lenda, que terminarei depois...