Ciúme: cuidado ou desconfiança?

Muitos acreditam que ciúme é sinônimo de cuidado, mas, na verdade, essa é apenas a história que se conta para encobrir a real definição desse sentimento. É algo realmente complexo, por trás do ciúme há desconfiança, há uma série de desequilíbrios e incompatibilidades com o verdadeiro amor.

Quem ama confia, não teme a traição e dá liberdade para que o outro viva o “eu” e o “nós”. Nesse mundo onde impera o esconde- esconde das verdades, onde colocar a chave da sua confiança na mão de alguém é difícil, o ciúme vai tomando conta dos relacionamentos e, muitas vezes, sem perceber, acaba se tornando o centro e ao mesmo tempo o destruidor de qualquer sentimento.

“Onde há ciúme e espírito de rivalidade, existe também desordem e todo tipo de ações más. Ao contrário, a sabedoria que vem do alto é, antes de tudo, pura, pacífica, humilde, compreensiva, cheia de misericórdia e bons frutos, sem discriminações e sem hipocrisia.” (Tiago 3:16-17)

Muitos laços são desfeitos, vidas são ceifadas porque não se deixa nascer o cuidado com o modo como confiamos. Não se confia pela metade. Ou tudo ou nada. Alguns viram detetives para investigar o que o outro está fazendo, com quem anda, aonde vai a cada instante...

Ao chamar a sabedoria para os relacionamentos, conquistaremos mais paciência, humildade (não se colocar acima e inferiorizar), compreensão ( o outro não vive só para mim, tem outros afazeres), misericórdia (as pessoas erram, não somos perfeitos) e, por fim, daremos bons frutos promovendo crescimento emocional e espiritual.

Se você ama, ame com sabedoria! Ciúme não é sentimento de quem cuida, mas de quem não tem maturidade, de quem não sabe que desconfiança é o caminho mais rápido para acabar com qualquer relacionamento.

Dani S
Enviado por Dani S em 09/12/2011
Reeditado em 09/12/2011
Código do texto: T3380253
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.