Amor verdadeiro

Amar verdadeiramente é ver no outro uma parte de si mesmo; ampliando a ele nossas alegrias, tristezas, percepções de mundo, sonhos...Consequentemente, absorvemos do outro tudo isto; o percebemos como a parte de nós dividida pelo espaço e pelo tempo.

Antagonicamente, é necessário respeitar todas as divergências. É preciso perceber que cada pessoa tem um modo de ser, de viver, de pensar, e isto exige de nós constante respeito. Diferenças são comuns e até necessárias, mas não se pode querer ver no outro o nosso espelho, não se pode tentar impor nossas ideologias, conceitos e pré-conceitos. É preciso respeitar o espaço do outro do mesmo modo que queremos que respeitem nossa individualidade e privaciadde.

Amar verdadeiramente, é viver cada momento, amando-o simplesmente por ele ser único. Não importa se este momento consiste numa conversa descontraída, num café da manhã, num dia comum na escola ou no trabalho, numa brincadeira ou mesmo num momento de silêncio. O importante é apreciar a companhia de quem amamos.

Amar verdadeiramente é doar-se por inteiro. E para doar-se não é necessário apossar-se da vida do outro. Doar-se é oferecer um ombro amigo quando o outro está triste, é dar uma palavra de carinho, ou mesmo um simples gesto de carinho, como um abraço, segurar a mão, olhar com ternura. Doar-se é abster-se de si mesmo pelo bem do outro; é compreender, amparar, valorizar.

Amar verdadeiramente é ouvir o outro mesmo quando ele não disser nada. É ser fiel. E fidelidade, é permanecer ali, independente de qualquer circunstância, sendo verdadeiro, ético e transparente; é não magoar.

Amar verdadeiramente é perdoar. E perdoar, não significa esquecer. Significa colocar-se no lugar do outro e entender que todos erram inclusive nós mesmos. Perdoar não é ser indiferente, é perceber o erro como parte do aprendizado do outro, e você tem que estar lá, para ajudá-lo a crescer como pessoa, para apoiá-lo nesse constante aprendizado que é a vida.

E antes de tudo, amar verdadeiramente é entender que o amor verdadeiro não é apenas aquele existente entre um homem e uma mulher, ou entre pais e filhos. É o amor que permeia e une todos os seres, independente de raça, sexo, religião, idade. É o amor de ser humano para ser humano, o amor que temos que aprender a admitir que o sentimos, e principalmente, aprendermos a expressar. É o amor pelo vizinho, pelos colegas de classe e de trabalho, ou até por aquelas pessoas que você vê diariamente mas ignora. Amor verdadeiro, é o que Deus tem por nós, e nós, como vindos Dele, também temos a capacidade e dever de termos.

(por Luanna Reis)