Sobre o Amor
Pensamento para o Dia
- de Sathya Sai Baba
16/07/2007 O amor existe por causa do amor, e nada mais. Ele é espontâneo e espalha felicidade. Tudo é permeado pelo amor. O amor pode conquistar tudo. O amor altruísta, puro, genuíno, leva o homem a Deus. O amor egoísta e limitado prende o homem ao mundo. Incapaz de compreender a natureza sagrada e pura do amor, o homem de hoje é uma presa das preocupações intermináveis, causadas por seu apego aos objetos mundanos. O dever primordial do homem é entender a verdade sobre o princípio do Amor. Quando ele entender a natureza do amor, ele não se perderá. 8
04/10/2005 O amor é inerente ao homem, mas, assim como uma semente tem de ser nutrida com água, o amor no homem tem de ser nutrido com serviço dedicado. O amor é uma qualidade sagrada. O amor é como néctar. Um homem que provou a doçura do Amor Divino não desejará nada mais no mundo. A vida deve ser uma manifestação constante de amor. Hoje em dia, o amor é expresso de uma maneira egoísta e restrita. Ele necessita ser expresso na forma de serviço à sociedade. Assim, o amor torna-se uma experiência recíproca e sempre expansiva.
16/05/2005 Quando os pensamentos emanam de uma mente purificada pelo amor, eles resultarão em retidão. Quando o amor se torna parte de sua experiência, de seu pensamento e de sua ação, você consegue paz. Quando você compreende o amor claramente, isso resultará automaticamente em não-violência. Então, o amor é a corrente subterrânea, despercebida, unindo todos os quatro valores humanos. Ele pode ser resumido assim: Amor no pensamento é Verdade; Amor como sentimento é Paz; Amor na ação é Retidão; Amor com compreensão é Não-violência. O amor é o denominador comum para todos esses valores. Ele é a forma de Deus, pois Deus é amor.
04/12/2008 Onde há Amor, há Paz. Onde há Paz, há Verdade. Onde há Verdade, há Bem-aventurança. Onde há Bem-aventurança, há Deus. Para promover o amor, o primeiro requisito é a fé. É somente quando você acredita que alguém é sua mãe que você desenvolve amor por ela. Se você não a considera como sua mãe, você não terá tal amor por ela. Em primeiro lugar, fortaleça sua fé. Sem fé, são inúteis todos os tipos de adoração e todas as disciplinas espirituais; eles são um desperdício de tempo. Para começar, cultive o amor. Tudo cresce a partir do amor. Tal amor lhe revelará seu verdadeiro ser. Tal amor lhe conferirá bem-aventurança. Portanto, evite o ódio e desenvolva o amor.
29/09/2006 O mesmo Atma, o mesmo amor e a mesma Divindade estão presentes em todos os seres. Todos são um. O coração é como um tanque e todos os sentidos são como torneiras. Quando o “tanque” está cheio de amor, tudo aquilo que sai das “torneiras” também será amor. Tudo aquilo que você vê nos outros é somente um reflexo de seu ser interno. Entenda esta verdade. Se você vê o mal nos outros, isso é, de fato, o reflexo de seus próprios sentimentos maus. O que está fora é somente o reflexo, a reação e a ressonância do que está dentro de você. Se usa óculos com lentes azuis, você vê tudo azul. Se usa lentes vermelhas, você vê tudo vermelho. Se você é uma pessoa boa, verá bondade ao seu redor.
01/12/2004 O amor é o fruto da vida. Um fruto tem três componentes: a pele, a polpa suculenta e a semente. Para experimentar a doçura do fruto, primeiramente temos de retirar a pele. A pele representa o egoísmo, o sentimento do "Eu", que exclui, limita e individualiza. A semente representa o individualismo, o sentimento do "meu", que é possessivo e ganancioso. Isto também deve ser descartado. O que resta é o suco doce, que os Upanishads descrevem como o Amor Divino, Supremo.
08/12/2009 Valores morais e espirituais precisam ser honrados com a mesma intensidade, ou mesmo mais, que os valores econômicos e materiais. A vida deve ser uma mistura harmoniosa desses valores, com ênfase na força moral. A honra de uma nação depende de sua moralidade. Uma nação sem moralidade está predestinada ao desastre. A moralidade deve ser cultivada no coração nutrindo-o com amor. Somente então podemos ter segurança, justiça, lei e ordem. Se o amor entre as pessoas diminui, as nações se enfraquecerão e a humanidade perecerá.
12/06/2009 É dito que Deus é um ladrão de corações! O mundo inteiro pertence a Deus. Todos vocês pertencem a Ele, embora possam não saber disso. Portanto, Ele pode tomar qualquer coisa de qualquer um. Ele é o Senhor do éter, do vento, do fogo, da água e da terra; Ele pode transformar o céu em terra e a terra em céu. Ele também pode pegar os corações das pessoas e os preencher com Amor. Quando as pessoas provarem a doçura do Seu Amor, elas não desejarão qualquer outra coisa. É por isso que Ele é chamado de “o ladrão de corações” (Chittha Chora). Reze a Ele: “Ó Deus! Entre também em meu coração e o preencha com amor, de forma que eu possa amar todos os seus filhos, em todas as terras”. Nunca deseje o que pertence aos outros. Não reclame dos outros, mas, se você precisar, fale somente sobre o bem que existe neles.
"O amor não age com interesses; o egoísmo é falta de amor.
O amor vive de dar e perdoar e o egoísmo vive de tomar e esquecer."
Sathya Sai Baba nasceu em 23 de novembro de 1926, numa pequena vila no sul da Índia, chamada Puttaparthi, no estado de Andhra Pradesh. Ele reside lá ainda hoje, recebendo milhares de visitantes do mundo inteiro em sua comunidade espiritual (ashram), chamada Prasanthi Nilayam, que significa "Morada da Paz Suprema" (shanti=paz, pra=suprema, nilayam=morada).
De um pequeno salão rústico onde se reuniam para cantar e aprender os ensinamentos sagrados, em sua juventude, hoje Puttaparthi conta com estação de trem e até aeroporto, para receber o fluxo surgido do crescente e incessante movimento de pessoas que, ao ouvir falar sobre Sai Baba, manifestavam a vontade de conhecê-lo pessoalmente.
Atualmente, Prasanthi Nilayam conta até com Planetário e Estúdio Digital, bem como um Estádio de Esportes, diversas residências, acomodações para os visitantes, refeitórios (ocidental e indiano), bem como o Templo principal, conhecido como Mandir, para a celebração de festividades, sendo também espaço para meditações e outras práticas espirituais.
Apesar de muitos se aproximarem por curiosidade, o ashram, onde vive Sai Baba, não é um lugar turístico, e sim um local onde um grupo de pessoas está voltado para um objetivo comum, que é a obtenção da Paz Interior através de íntima comunhão com o sagrado, com o Divino. Visando a alcançar tal objetivo, busca-se colocar em prática as orientações de Sai Baba, tais como: silêncio, meditação, serviço altruísta, canto de nomes sagrados, autoquestionamento e amor incondicional.
Recentemente, a quantidade de visitantes cresceu muito, tornando a simples visão de Sathya Sai um sinal de mérito. Nas festividades maiores, como o Natal, o Ano Novo, o Mahashivarathri e o Aniversário de Sai, conta-se aos milhares o número de hóspedes, aspirantes espirituais.
Os relatos de quem esteve lá são responsáveis por essa tendência de aumento continuar, por refletirem um ambiente de muito crescimento em autoconhecimento e experiências fraternas. Todavia, freqüentemente se recorda também do clima severo da Índia, que, com seu calor intenso, faz sofrer muitos peregrinos desavisados.
Nesse cenário estão presentes os maiores tesouros de Sathya Sai Baba: seus estudantes. Desde a educação infantil até o ensino superior, todas as instituições acadêmicas construídas ali trazem a grande marca da Educação Sathya Sai, centrada nos Valores Humanos em ação, e não meramente na memorização do conteúdo de livros.
O ser humano verdadeiramente educado é amoroso. Sathya Sai propõe, e os resultados confirmam, que trabalhar na raiz do problema é o meio de se resolvê-lo: cultivando o coração dos seres humanos, desde pequeninos, quando ainda estão em sua pureza original, ministrando a sabedoria da Unidade de toda a Vida. Estes irão, adiante, naturalmente multiplicar o amor recebido.
textos tirados do site:
http://www.sathyasai.org.br/sai-baba/