ACONTECIMENTOS DA VIDA

Nem tudo realmente vale... a pena tentar de novo, fugindo das circunstâncias, sendo que o que conta é: Está de fato com a mente serena e o coração sem limites.

A nobreza humana pode ser extrínseca ou intrínseca. Depende de como se cultiva e fortalece a bondade. Dificilmente, se avalia um homem somente pelos seus bons sentimentos, muito está em jogo. Como o meio em que vive; suas raízes familiares e todo um conjunto ao alcance dos que lhe estão próximos.

O céu com toda certeza lhe confiará à capacidade de amar, ser justo, leal, fiel e principalmente um condutor de extrema alegria por fazer parte da criação. Pois se tiver amor e não souber expandir alegria, a luz que o ilumina não terá grande fulgor.

Depois que adquirimos a fase adulta, a fé passa a ser o maior incentivo de vida. Porém, vai depender de como a nossa conversão se processa sobre um influente esforço quanto ao que tiver valor.

O caminho não é para fora de si, mas para o próprio interior.

Se refletirmos sobre o que o mundo nos leva a sermos, veremos que: Somente a pobreza de espírito e o máximo abandono.

Por mais que tenhamos condição na sociedade, mas sozinhos e distantes estaremos de nós mesmos, se não tivermos discernimento e persuasão da existência e do poder de Deus em nossas vidas.

A doutrina que nos leva a ter clareza de espírito, a sermos espontâneos ao ritmo do cosmo e desapegados das coisas... é a mesma que não se cansa de mostrar a importância do recolhimento e do silêncio. Pois, nos faz conhecer o mundo sem transpor a porta... e a encontrar e, a valorizar a paz sem ter que sair do céu.

Para cultivar uma vida interior voltada para Deus é necessário agir sem alarde, aceitar sem compreender e se disponibilizar a serviço do bem e da felicidade do próximo. Também, não acumular incompatibilidades na vida e a de conhecer o valor contido no ato de cada renúncia.

Eis o que diz Lao-Tze:

“Dobrai-vos e sereis reerguidos.

Curvai-vos e sereis endireitados.

Esvaziai-vos e sereis acumulados.

Envelhecei-vos e sereis renovados.

Possui pouco e tereis muito.

Possui muito e tereis pouco.

Eis porque o sábio abraça o Único

e se torna o Modelo de tudo, sob o céu;

não faz alarde de si

e por isso, é que brilha.

Não se justifica

e por isso é glorificado.

Não exibe o seu talento

e por isso é louvado.

Não se gaba de seu sucesso

e por isso permanece.

Não se compara a ninguém

e por isso ninguém a ele se compara.”

Desses seguintes axiomas concluímos que o método de Lao-Tze busca o essencial pela forma mais simples e pela virtude mais abundante. Ele se refere ao que faz parte do âmago e não ao que incita a multiplicidade das coisas exteriores.

Logo, permanece autêntico aquele que transcende o mundo material e sobrepuja a esfera da moral.

Fim desta, Cristina Maria O. S. S. - Akeza.

Akeza
Enviado por Akeza em 09/05/2010
Reeditado em 19/01/2023
Código do texto: T2246356
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.