AS PALAVRAS IMPORTAM?


AS PALAVRAS IMPORTAM?

 

São Paulo, segunda-feira, 03 de maio de 2010.

 

            Li nesta manhã, em meu devocional “Nosso Andar Diário”, dos Ministérios RBC, um texto muito interessante sobre as palavras de nossa boca. Traz um comentário sobre um adolescente que pertence a uma família cristã declarar que sua mãe não acha que PALAVRÕES sejam maus. Em seguida, ele verbaliza as palavras que a mãe achava aceitáveis.

 

            O que dizemos revela quem somos. Revela o que pensamos, pois nossos pensamentos geralmente são os nossos tesouros!

 

Lucas 6:45  O homem bom do bom tesouro do coração tira o bem, e o mau do mau tesouro tira o mal; porque a boca fala do que está cheio o coração.

 

Estas palavras foram   pronunciadas por Jesus, a própria Palavra. O verbo vivo! A Palavra encarnada!

 

Muitos de nós não nos  preocupamos com falamos ou comentamos, ou como utilizamos esta tão poderosa ARMA que Deus nosdeu: A BOCA, e então falamos de tudo, menos o que pode edificar o próximo.

 

Mateus 12:34  Raça de víboras, como podeis falar coisas boas, sendo maus? Porque a boca fala do que está cheio o coração.

 

O autor ainda diz que, o padrão de qualidade da linguagem da sociedade diminuiu nos útltimos anos, o que para mim não é novidade, entretanto, eu penso que nós, que amamos as LETRAS E AS PALAVRAS, poderíamos ou antes, deveríamos protegê-las de ser vilã, levando-as ao heroísmo do edificar, motivar, influenciar para o bem e não para o mal. 

 

Podemos agradar a Deus com a nossa língua, ao demonstrarmos discernimento. Em Provérbios 10.19 diz que “ o que modera seus lábios é prudente”. Isto significa que devemos FILTRAR as PALAVRAS que saem dos nossos lábios: “ O que guarda a BOCA E A LÍNGUA guarda a sua ALMA das ANGÚSTIAS’(Provérbios 21:23).

 

As nossas palavras devem ser bondosas e positivas, mesmo em momentos difíceis, “ A Língua dos Sábios adorna o conhecimento... “ (Provérbio 15.1-2).

 

Para finalizar, observe o que diz o Autor da Vida:

 

Efésios 4:29  Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que ouvem (ou lêem – grifo meu).

 

Desta forma recomendo a todos, que Honremos o nosso Deus, em cada área da nossa vida, usando sempre as melhores e mais edificantes palavras, principalmente se for as D’Ele, que é Viva e Eficaz! Abraços, fiquem na Paz de Deus!


               Tiago 1:26  Se alguém supõe ser religioso, deixando de refrear a língua, antes, enganando o próprio coração, a sua religião é vã.


Luciano Mendes
Enviado por Luciano Mendes em 03/05/2010
Reeditado em 19/06/2011
Código do texto: T2233822
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.