SER HUMANO: APRENDE (CÁPITULO UM)

Houve época em que a comunicação não possuía o status com grande clareza e nem toda linguagem, utilizava recursos tão compreensíveis. Porém, hoje tudo é moldado de conhecimento e as informações alcançam espaços além do território habitável, para legitimar fatos, transcender ritmos e vigorar o tempo propriamente contável.

Estamos na era onde até a mais vil criatura ou o mais crucial ignorante tem a posse da globalização, com o seu sistema tecnológico. Podemos dizer que a história avançou etapas nunca antes previstas e, em tão pouco tempo. O que dependia de uma mão de obra extensa, agora produz muito mais e a base de meios que levam em questão de segundos, para desencadear conquistas extravagantes... e com um numero inferior de pessoas.

Elos foram criados entre Nações. O idealismo e o materialismo modificaram as coisas. Riquezas descobertas, revelações contempladas e a antiga cultura... os velhos conceitos... renovou seus parâmetros para alcançar níveis de desenvolvimento. Na esfera da aplicação de novos métodos, houve aventureiros que submergiram encontrando fontes de sustentação. Modernos padrões agitaram a ciência. A noção de perspectivas transbordou em ações. A satisfação de alto poder, deu ao homem a chance de ir cada vez mais longe. Ele não se contentava com a instrução estabelecida. Havia em seu ser, sede de um potencial teórico, prático e ao mesmo tempo funcional. E com isso, a própria sociedade cobrou do homem gestações definidas de sabedoria. E muitas reformas, muitas revoluções caminharam em diferentes direções. O pragmatismo e o desejo de estabilidade tomaram parte da impressão social. O primitivo foi deixado de lado, mas houve conflitos e oposições, para que o princípio individual alimentasse a fome de liberdade. Surgiram outros direitos e outros deveres. Novas instituições foram legalizadas e criaram leis que, anunciavam a chegada de outras oportunidades. Enfim...

períodos difíceis foram vencidos.

Porém, dentro da espécie humana residia a inquietação que pedia que fossem apresentados panoramas que descomplicasse as coisas e que incentivasse as atividades intelectuais no plano material, social e político. Pois a terra prometida estava à vista! E o amor perdia terreno para a enorme onda revolucionária. Onda que humilhava e oprimia os mais fracos, para subir a minoria na escalada da “Torre de Babel”.

O sistema filosófico reagiu na busca de algo que equilibrasse a massa e não dispensasse os limites da razão. Mas a corrida pelos prazeres, sobretudo o excesso desenfreado por uma realidade monetária produtiva, tomava conta do coração, deixando a humanidade cada vez mais insensível.

Hoje tudo é facilitado e, o tempo não significa mais um empecilho, mas um avanço nas escolhas.

Os homens cresceram nas artes, se aprofundaram no espaço e representam diferentes papéis no Cosmo, mas adquiriram oceanos de cepticismos, solidão, prisões e um egoísmo absurdo!

A civilização que antes prometia vínculos alarmantes de felicidade tornou-se uma doença. Mata o universo e não produz a verdade quando semeia esperança.

Há rumores de guerra em toda parte com situações ameaçadoras para o futuro dos inocentes.

É que o “ter” deformou o “ser” e a arte de viver deu lugar para a morte prematura. Há todo tipo de vício... vida desregrada, faltando o necessário para que o céu seja levado em consideração, no ponto de vista pessoal. E tudo porque a conversão do espírito para a maioria deixou de ser um tema, uma questão interessante. Na verdade... Deus até hoje continua esperando que o homem necessite de sua capacidade. E aprenda que estar vivo, é manter acessa a chama da fé e se realizar em um grande feixe de pequeninas gentilezas, que irão moldando a essência, para em Deus obter: Identidade!

Fim desta, C. Santos - Akeza.

Muito obrigada por fazer parte do Universo e por sua amizade sincera. Deus continue iluminando os seus caminhos.

Akeza
Enviado por Akeza em 03/12/2009
Código do texto: T1957575
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.