VIOLÊNCIA URBANA EM BAIRROS, ONDE COMEÇA E QUANDO TERMINA?...

Dentro de casa, no ângulo da sociedade, nas classificações estadistas, ou no fator das desigualdades?

Há um tema em discussão: A discriminação e suas influências... as condições de sobrevivência tão limitadas, a falta de instrução, de educação, de postura familiar, de fé estendida e tantas outras coisas... que fazem com que a condição, seja em tudo, simplificada na vida.

Hoje cidades inteiras estão na linha de um entendimento maior, sobre o que está causando o índice de intensidade da violência urbana. Embora os conflitos em muitos casos passem despercebidos... a ordem pública já atingiu tendências exageradas, quanto à necessidade de paz e a solicitação da qualidade de vida humana.

Não há em quem confiar. Policiais, Autoridades... que assumem o papel de um tema errado. Ao invés de proteger... criam situações onde o cidadão é confundido e até mesmo condenado.

E ao pagar por algo que não cometeu, desencadeará mais um círculo vicioso... onde culpados e inocentes acabam sendo sentenciados a todo tipo de violência. Sem que haja leis que favoreçam paisagens suaves para aquele que sendo vítima, vitimou sem justiça a sua existência.

Não há como exterminar de uma vez as ondas de violência urbana. Pois existem convenções não democráticas que evitam a todo custo o acordo de paz. Convenções sustentadas pelos maiores contribuintes de impostos que, querem ver a população de baixa renda fora do lugar em que residem e sem despesas de custo... isso quer dizer que obriga o povo a sair de um lugar. Primeiro retira o conjunto de leis e disposições que servem para garantir a segurança da coletividade: Os policiais e os módulos... Segundo, a violência toma conta do lugar. E há uma desocupação em massa. Porque policiais somente vão ao local para exterminar grupos, sem se importar se, no mesmo local estão indivíduos malfeitores e cidadãos que vivem conforme a moral e os bons costumes. As pessoas de bem não conseguem viver mais dignamente e procuram de toda forma sair. E os que ficam aos poucos vão sendo obrigados a se refugiar em outras áreas. Quando o lugar estiver quase vazio, surgem grandes centros empresariais, pessoas capacitadas para uma um nível opulento e aquele lugar de poucos recursos... transforma-se em um ambiente propenso ao domínio das relações diplomáticas.

Nenhuma quantia fora realmente investida para se conseguir aquela área tão cobiçada. Mas os valores crescentes serão conquistados em cima do sacrifício de muita gente. Vidas que poderiam ser capacitadas ao desenvolvimento foram levadas a não possuir integridade. Pela dureza de aço de muitos... que na hora do voto, emitiram um jogo de cintura sem a mínima jurisprudência. Enganando a população com vãs promessas.

Eis o que está acontecer com o Nordeste de Amaralina. Uma região no centro de Salvador no Estado da Bahia. Que é constituída de vários outros bairros: Chapada do Rio Vermelho, Santa Cruz, Vale das Pedrinhas, Amaralina e Nordeste de Amaralina e todos esses bairros pertencem a 7ª região administrativa da cidade de Salvador.

A região é toda cercada de bairros nobres, mas com um povo humilde... vivendo dias de cão, com mortes... armas e todo tipo de drogas.

Além do medo que caminha sobre constante pressão.

O Nordeste de Amaralina é uma região que contém um comércio marcante, mão-de-obra farta, criatividade... e, uma população de mais ou menos 200 mil habitantes. Por ser um bairro com um baixo índice de infraestrutura os problemas mais enfrentados atualmente é a falta de segurança, a moradia e a educação. As invasões em massa deixaram o bairro sem espaços necessários. Vielas e becos... constituem o alto nível do contexto residencial. A falta dos pais na criação dos filhos também é de fundamental interesse quanto ao progresso instrucional dos mesmos. Pois, a maioria dos jovens que cometem delinquências não possui uma família. E a situação vai de mal a pior. Muitos desses jovens sobreviveram do lixo de bairros nobres como a Pituba que, é o mais próximo.

A maioria não concluiu nem o primário colegial e sem essas paisagens necessárias a dignidade, não há como cobrar capacidade e bons costumes. Embora a religiosidade dessa área esteja sobre constante vigília, não é suficiente para exterminar a falta de integridade residente no Nordeste de Amaralina.

Precisamos urgentemente de um domínio das leis governamentais. Que estabeleça um sólido fundamento de recuperação. Que tragam soluções concretas, aonde a dependência judicial não venha caracterizada da vontade de posse das terras, para exclusão em massa dos moradores, favorecendo as relações de um desenvolvimento em favor da classe A.

Há vidas em jogo. Crianças, jovens com sonhos e ideais. Há condições de retorno e se o Estado quiser, surgirá a condição de uma real e viva jurisprudência. Não se pode matar um sonho de um povo. O sonho de ver o lugar em que se vive em melhor condição. O Nordeste de Amaralina existe, com pessoas de bem. Tem histórias importantes. Pessoas que deram a vida para ver crescer possibilidades de ouro. A Prefeitura, o Estado... não podem fechar os olhos para essa gente humilde, mas guerreira. Há um grande número de contribuintes dos impostos e de eleitores.

É preciso conscientizar os direitos e deveres do cidadão. E aí ficam perguntas que não se calam: Onde está a cidadania? Qual o significado de democracia? E quando terminará a opressão?

Será que essa região vai conseguir mudar a imagem de local violento e quando isso se dará?

Temos a arte de um povo rico em capoeira. Por ser uma das referências para essa arte... foi nele que mestre Bimba, criador da Capoeira Regional, viveu parte da sua vida e manteve a sua academia. Aqui existe a arte da música, da poesia, da dança, de artesanatos e tantas outras coisas. É uma das áreas que concentram uma grande população de negros, alguns dos quais, além do Mestre Bimba, escreveram seu nome na história, como os músicos Xexéu e Tote Gira.

Há muito que se pensar...

Pessoalmente torço para que esses quadros se revertam e a história desse bairro e de muitos outros no Brasil adquiram ares de contemplação.

Anseio por mudanças o tempo todo. aguardo com esperança... dias melhores!

Fim desta, Cristina Maria O. S. S. – Akeza.

Muito obrigada por fazer parte do Universo e por sua amizade sincera. Deus continue iluminando os seus caminhos.

Akeza
Enviado por Akeza em 02/11/2009
Reeditado em 03/06/2013
Código do texto: T1900592
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.