Prosperidade... segundo a Palavra

PRÓSPERO é um adjetivo. 1. Propício, favorável. 2. Ditoso, afortunado. > Prosperidade. (Ferreira, Aurélio Buarque de Holanda. Miniaurélio Século XXI: O minidicionário da língua portuguesa. 5ª. Ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001).

PROSPERIDADE é condição de estar bem de vida. É ter todas as necessidades supridas pelo poder de Deus.

“Glorificado seja o Senhor, que se compraz na prosperidade do seu servo!” Sl 35:27

Aqui fica estabelecido que Deus se alegra na prosperidade e não na pobreza. Muitas pessoas dizem que Deus criou os ricos e os pobres, separadamente. Engano! Ele criou o homem à sua imagem e semelhança e criou todas as riquezas.

Jesus nos tornou prósperos ao levar lá na cruz do Calvário toda a pobreza, segundo a palavra em II Coríntios 8:9,que diz “pois conheceis a graça de Nosso Senhor Jesus Cristo, que, sendo rico, se fez pobre por amor de vós, para que, pela sua pobreza, vos tornásseis ricos”.

A prosperidade é condicional, conforme indica Deuteronômio 28:1 a 14, em que a palavra mostra que as bênçãos são decorrentes da obediência, isto é, há uma condição para ser abençoado: obedecer a Deus e guardar todos os seus mandamentos. É promessa de Deus. O contrário, a não obediência à Deus, traz maldição para a vida do homem.

“Se atentamente ouvires a voz do Senhor, teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que hoje te ordeno, o Senhor, teu Deus, te exaltará sobre todas as nações da terra. Se ouvires a voz do Senhor, teu Deus, virão sobre ti e te alcançarão todas estas bênçãos:

Bendito serás tu na cidade e bendito serás no campo.

Bendito o fruto do teu ventre, e o fruto da tua terra, e o fruto dos teus animais, e as crias das tuas vacas e das tuas ovelhas.

Bendito o teu cesto e a tua amassadeira.

Bendito serás ao entrares e bendito ao saíres”

Benção é uma dádiva divina. Deus abençoou o homem desde a sua criação. Deus abençoa o homem, sustentando-o. Enviou Jesus Cristo para abençoar.

“O Senhor fará que sejam derrotados na tua presença os inimigos que se levantarem contra ti; por um caminho, sairão contra ti, mas, por sete caminhos, fugirão da tua presença”

Aqui há uma certeza de que Deus tomará a frente contra qualquer inimigo que se levante, seja enfermidade, desemprego, desânimo, tristeza, etc.

“O Senhor determinará que a benção esteja nos seus celeiros e em tudo o que colocares a mão; e te abençoará na terra que te dá o Senhor, teu Deus”

Nesta passagem, a benção estará nas casas e em todo trabalho que a pessoa tiver. Por exemplo, tem pessoas que fazem salgadinho pra vender, mas, não entendendo a Palavra, murmuram e querem um emprego fixo. Ora, “em tudo o que colocares a mão”, ou seja, se é na massa do salgadinho, amém. É abençoado. E, às vezes, as pessoas estão numa cidade e a menosprezam dizendo ser outra a melhor cidade para morar e, então, querem se mudar logo. “Na terra que te dá o Senhor”, ou seja, na cidade que a pessoa morar será abençoada. É promessa.

“O Senhor te constituirá para si em povo santo, como te tem jurado, quando guardares os mandamentos do Senhor, teu Deus, e andares nos seus caminhos”

Então o Senhor santifica a cada um, porque fez juramento a Abraão e a Davi que faria toda sua descendência prosperar.

“E todos os povos da terra verão que és chamado pelo nome do Senhor e terão medo de ti.

O Senhor te dará abundância de bens no fruto do teu ventre, no fruto dos teus animais e no fruto do teu solo, na terra que o Senhor, sob juramento a teus pais, prometeu dar-te”

“O Senhor te abrirá o seu bom tesouro, o céu, para dar chuva à tua terra no seu tempo e para abençoar toda obra das tuas mãos; emprestarás a muitas gentes, porém tu não tomarás emprestado”

“No seu tempo”, porque há tempo para tudo, diz o Senhor.

“O Senhor te porá por cabeça e não por cauda; e só estarás em cima e não debaixo, se obedeceres aos mandamentos do Senhor, teu Deus, que hoje te ordeno, para os guardar e cumprir”

Nesta passagem há uma colocação muito interessante que mostra que Deus honra o homem obediente, exaltando-o.

“Não te desviarás de todas as palavras que hoje te ordeno, nem para a direita nem para a esquerda, seguindo outros deuses, para os servires”.

A Palavra aqui revelada mostra o recado de Deus para segui-lo, lendo e meditando na Palavra, observando que Ele é incomparável, pois é o Soberano.

A prosperidade é progressiva, segundo indica em Marcos 4:26, em que a palavra explica que o reino de Deus é como se o homem fosse um agricultor e plantasse dia e noite, crendo que a semente germinaria e logo chegaria a colheita. É a parábola da semente:

“O reino de Deus é assim como se um homem lançasse a semente à terra; depois, dormisse e se levantasse, de noite e de dia, e a semente germinasse e crescesse, não sabendo ele como.

A terra por si mesma frutifica: primeiro a erva, depois, a espiga, e, por fim, o grão cheio na espiga.

E, quando o fruto já está maduro, logo se lhe mete a foice, porque é chegada a ceifa”.

Ora, há um tempo para todo propósito debaixo do céus. O agricultor faz assim mesmo, primeiro ele vai ao banco e faz um empréstimo para comprar maquinários. Ele dá a garantia de uma excelente colheita. Ele planta a semente e depois vai descansar, pois ele acredita que ela irá germinar. Conforme o tempo vai passando, vai crescendo o fruto até chegar a hora da colheita. Então ele vai ao banco e quita a dívida. O que o faz acreditar que a semente vai brotar? Senão a certeza de que o Criador suprirá todas as suas necessidades!? Assim, ele descansa no Senhor.

Deus quer abençoar a cada ser humano para que a vida pessoal de cada um tenha abundância.

“Orai sem cessar. Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco”

I Tessalonicenses 5: 17 e 18.

(A Bíblia Sagrada. Traduzida em português por João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2ª. Ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1996)

Maricília Lopes Silva
Enviado por Maricília Lopes Silva em 24/08/2009
Reeditado em 20/07/2011
Código do texto: T1770956
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.