Há Olhos No Rosto Acabado

Para onde foram todas?

Oh! Que sorriso curioso. Esconde. Revela. Esconde mais, revela menos. Agora é formal, daqui um pouco não é mais. Pergunto-me se avisaram o fechar das cortinas. Não há resposta. – por que haveria de responder? – É manhã, frutifica, concretiza... brilha.

Vejo as letras jogadas como se quisessem dizer que estou errada.

Falta-lhes vida, penso eu. Não penso se elas concordam. Duvido que pensem o mesmo de mim. Não duvido que pensem, mas, por hora, deixemos o egoísmo de lado.

A vida que lhes falta não sobra aos boêmios, inveja-os. O copo não conversa e não pode registrar nada. Pode cegar momentos e esquecer o poder que tem. – ora, onde está o manual de instruções? – Quem sabe, cedo ou tarde, não afoga mais um pouquinho as más línguas e o resto da inocência.

Falta uma certa dose de paciência. ‘’Uma dupla, no capricho, por favor’’.

Às vezes, elas voltam pra conversar. São tão simpáticas e gentis. Outro dia, me chamaram num canto e me contaram as maravilhas do mundo moderno. Eram descobertas fantásticas, coisas que até Newton e Darwin duvidariam. Eu via uma esperança naquelas vozes, era algo que comovia e me tocava. Eu sentia O poder, O real, O racionalismo. Rousseau levantaria para aplaudir.

Pareciam tão certas e a delicadeza com que pronunciavam era tão apreciável que esqueci completamente da botânica e da física.

Xi... seriam 15 pétalas e 8 quilômetros? Já nem me lembro mais...

Eu aprendi a escutá-las, pois não consigo imaginar uma outra ligação tão forte quanto essa. Parece que finalmente sou compreendida, que posso ser livre, eu mesma. Talvez criança. Afinal, por que escolher um pato quando há 60 lobos em jogo?

Aprendi. Cresci um pouquinho por fora e um bocado por dentro; aliás, para os lados também. Deve ser o inverno.

As pessoas parecem pêndulos. O movimento é similar e varia conforme o tempo - 2 anos, por exemplo.

Não sei se espero elas voltarem ou se vou ao encontro marcado. Compromisso é muito importante. As palavras não mentem. Vale muito respeitá-las e saber que algumas exigem complicadas interpretações e outras não pedem mais do que simples boa vontade.

Nossos olhos brincam com a água salgada em férias fora de época. Meio de ano não é recomeço de vida. Existem meses e tempo pra tudo... Julho? Não é brincadeira como muitos pensam. Julho não é para se esquecer do mundo. Julho é para fazer bem, é para ser inesquecível.

Eu continuo procurando todas elas...

Enquanto não chega Agosto, aproveito o gosto, amargo como eu, de não saber o que queria, de não dar o que podia, de não ser quem merecia e de não lutar pela metade que me cabia.

É noite, escurece, apodrece, evapora... apaga.