UM POUCO DE MIM

1961...

Nasci com 700 gramas, medindo 25 cm.

Tive que ficar em recuperação, por quase um mês e vinte e sete dias.

Vim para casa e nenhum sapatinho de bebê cabia em mim. Minha mãe me disse que um pé só do sapatinho cabia nos meus pés, cobrindo também as pernas...

Então cresci, mas quando menina... brinquei muito com flores silvestres e com cigarras. Passava a maior parte do tempo cantando...

Na adolescência conheci na escola Polivalente de Amaralina, uma Biblioteca.

Apaixonei-me logo de cara ao ver tantos caminhos literários. Caminhos que me levaram para viagens fantásticas...

Então... passei a ficar a maior parte do tempo nessa biblioteca, repleta de fantasias, de sonhos e de realidades.

Lia e relia diversos livros. Quanto mais lia, mas sentia vontade de ler e me encantava! Também copiava tudo que achava importante. Chegando ao ponto de reciclar qualquer tipo de papel, de ficar com cãibras nas mãos.

E nessas viagens fui para tantos lugares encantados!... vi o espaço sideral, oceanos, desertos, pessoas, animais, objetos... e principalmente palavras, com seus significados. Palavras que entravam e se alojavam na minha essência. Palavras que faziam com que eu me apaixonasse cada vez mais pelo Universo da leitura.

Foi uma época imensamente rica. Quantas vezes, eu passei da hora de me alimentar por estar entretida numa leitura?... Quantas vezes eu cheguei a minha casa fora do horário e minha mãe me repreendia?... mas meu pensamento se fixava numa daquelas paisagens... e eu não me importava se ela iria me bater ou não. Porque tudo o que eu queria, era poder ter acesso ilimitado aquela biblioteca mágica.

Passei a sonhar com os personagens que lia e sonhava mesmo estando acordada. Muitas vezes ri a toa, indo e vindo de muitos lugares. Criei figuras imaginárias e brinquei com algumas delas, como se fossem reais. Nunca mais me senti sozinha, pois sempre havia algo para pensar, alguma idéia a ser treinada e a companhia do carinho de algum escritor.

Tornei-me adulta. Casei, tive quatro filhos e criei-os, com muita dificuldade. Mas sendo honesta e ainda utilizando o que aprendi com os meus maravilhosos amigos: Os livros! Com eles aprendi a penetrar no silêncio, ousar e principalmente, Pensar.

Ontem eu completei quarenta e sete anos, e me vejo tocando a minha existência para frente. Estou escrevendo, costumo ler e penso alto!

Ainda tenho muito daquela adolescente sonhadora. Porque me permito navegar nas águas desse oceano Vida. E sei que todo aquele tempo na filosofia da leitura, me deu suporte necessário para estar aqui e me sentir grande.

Foi lá que eu amadureci, embora o verdadeiro amadurecimento esteja em pleno desenvolvimento. Porque nunca se aprende tudo e sempre se pode reverter quadros e mudar alguma coisa de lugar.

Hoje me olho como mãe, avó, amiga e como alguém que ainda está descobrindo a fórmula da paz. Não que eu viva na guerra, mas o mundo em si é um grande desafio e os relacionamentos necessitam sempre algo a mais.

Sei que é preciso manter acesa a chama da esperança de dias melhores. Que tenho que me melhorar sempre, começando por dentro e movendo atitudes exteriores que sirvam de exemplo. Como... cuidar melhor da casa Terra. Utilizando o mínimo possível de produtos que simplificam tantas existências. Falando aqui de dois... sacos e sacolas de plásticos, que tanto poluem o solo. Goma de mascar no chão, que duram e exterminam tantas vidas, etc. Como compreender mais os que estão próximos de mim, sem cobrar deles nada.

Eu sei que sempre podemos colaborar com o planeta. Sempre podemos adquirir hábitos melhores. Basta ter disposição e esforço. Não importa se somos apenas, um. Mas esse um... vai fazer a diferença e como uma gota de água no oceano, acrescentará vida em abundancia. Porque se todos nós fizermos a nossa parte, seremos nós e os nossos descendentes os privilegiados. E toda a vida do Universo será restaurada. Uma atitude acertada prevalecerá por mais tempo.

Essa sou eu. Uma pessoa humilde, que adora escrever o que pensa, querendo muito melhorar!

Fim desta, Cristina Maria O. S. S. - Akeza.

Um beijo carinhoso no coração e o meu Muito Obrigada para quem veio me ver e para quem nunca virá.

Pois todos... somos UM, diante de DEUS!

Akeza
Enviado por Akeza em 25/07/2008
Reeditado em 28/03/2017
Código do texto: T1096748
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.