Imagem: Google


 
Curiosidades 1

O Beijo da Vida

Sobre a história da fotografia e o nome dado a imagem já conhecia quando cursei a Pós Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho. Mas, ao ler este texto cuja autoria desconheço, achei pertinente publicá-lo em minha página do Recanto das Letras a fim de compartilhar um momento da história descrito de modo tão claro e objetivo.

O Texto:

Esta foto premiada de 1967, tirada por Rocco Morabito, foi intitulada "o beijo da vida". Mostra dois operadores elétricos, Champion Randall e JD Thompson, em cima de um poste de eletricidade.

Eles faziam manutenção de rotina quando Champion tocou em uma das linhas de baixa tensão no topo do poste. Mais de 4.000 volts entraram no corpo de Champion e o coração parou instantaneamente (uma cadeira elétrica usa cerca de 2.000 volts).

Seu cinto de segurança impediu uma queda, e Thompson, que estava subindo por baixo dele, rapidamente o alcançou e iniciou a respiração boca a boca. Ele não conseguiu realizar a reanimação cardiopulmonar, dadas as circunstâncias, mas continuou a respiração boca a boca, mantendo os pulmões de Champion ativos até perceber um ligeiro batimento cardíaco. Então, desabotoou o cinto e desceu com ele no ombro.

Thompson e outros trabalhadores realizaram a reanimação cardiopulmonar no chão, em Champion, cuja respiração e batimentos cardíacos foram gradualmente restaurados. Depois chegaram os paramédicos que completaram a recuperação de Champion. Seu parceiro salvou-lhe a vida com o que na foto parece ser um beijo.

Champion sobreviveu e viveu até 2002, quando morreu de insuficiência cardíaca, aos 64 anos. Thompson continua vivo.

A fotografia foi publicada nos jornais de todo o mundo e ganhou o Prêmio Pulitzer em 1968. Há amigos que são amigos, e há amigos que são mais do que irmãos.

Fonte: Mídia Social - Facebook.

Caso algum leitor/escritor do RL conheça o autor do texto supracitado, solicito o envio do nome para dar os devidos créditos, onde desde já, agradeço.
Alvaniza Macedo
25/02/2020






 
Alvaniza Macedo
Enviado por Alvaniza Macedo em 25/02/2020
Reeditado em 28/09/2020
Código do texto: T6874110
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.