Quem Perde O Controle Dos Pensamentos Perde O Controle Das Situações
Gálatas 5.22 “Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei.”
O mundo contemporâneo nos impõem a ideia – equivocada – de que precisamos ter, ou de que temos a nossa vida sob controle. E por vezes acreditamos mesmo que temos o controle. Afinal, acordamos, nos vestimos, corremos para o trabalho, cuidamos da casa. dos filhos, numa rotina que se repete todos os dias, e a essa rotina automática chamamos de controle. Mas a verdade é que o controle não passa de ilusão. Afinal, quantas coisas podem acontecer pelo caminho? Podemos sim, seguir um planejamento e focar para que as coisas fluam da melhor maneira possível, mas não estamos imunes às peças que a vida nos prega. Seja lá o que for.
Ter consciência disso já é meio caminho andado, já que sabendo que como não podemos ter o controle de tudo, não precisamos ficar reféns da perfeição. Nada e nem ninguém precisa ser perfeito, então não precisamos esperar o momento perfeito para agir e realizar o que quer que seja. E isso não é libertador?
Sim é libertador!!!!
No entanto com o passar dos dias, nossa mente fica sobrecarregada, gerando um grande esgotamento físico. E esse cansaço somado às situações de pressão resulta também em um grande desgaste emocional. É daí que vem aquela expressão “minha cabeça vai explodir”.
Quando perdemos o domínio de nossas emoções, automaticamente perdemos o controle das situações. Quando perdemos o domínio mental, agimos de acordo com os nossos impulsos e instintos e, consequentemente, cometemos loucuras.
Quando nos damos conta, já é tarde demais.
Antes de colocar tudo a perder, estabeleça este domínio!
Como? Filtrando os pensamentos e levando em consideração as consequências. As sugestões então são aquelas conhecidas desde a infância e que sempre ajudam:
– Contar até dez”
Ah!!!!! Este é sem duvida um método infalível! Aprendido por todos desde a infância, permite ganhar tempo para filtrar as informações recebidas e não, simplesmente, reagir de acordo com os impulsos ou dominado pelo desespero.
Quem pensa toma decisões sábias e assume o controle. Quem não pensa é manipulado e controlado pelas situações.
Tiago 1.5: “Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida.”
Ter domínio mental é não ceder às provocações, é manter o foco nos objetivos!
Outra sugestão é:
-Teste seu entendimento
Quando estiver no limite das emoções, antes de agir ou falar, pense: “Será que é isso o que eu quero transmitir para as pessoas?; “Será que é este o conceito que eu quero que elas tenham de mim?”; “Entregar-me ao desespero vai ajudar ou piorar a situação?”.
Lembre-se de que as piores decisões são as emocionais. Fortaleça-se no Senhor. Não deixe as situações de dificuldade roubarem sua paz.
A bíblia - Palavra de Deus, é muito clara e objetiva quando instrui dizendo que é necessário observar a ordem e a decência. Para uma boa organização exterior, é sem duvida preciso desenvolver uma boa gestão mental e emocional.
Certamente, não podemos controlar todos os detalhes das nossas vidas, mas também é certo que não somos completamente vítimas do que nos acontece.