Imagem: Google


 
 Amigos 7

Reciprocidade

Pois é, caro amigo... Agradeço o envio do pensamento do nobre Manuel Bandeira: "Amizade é como flores, não podemos deixar de regá-las, mas também não podemos regá-las muito."

Mas, permita-me discordar do ilustre escritor. Fico com o Pablo Neruda quando afirmou: "Se sou amado, quanto mais amado mais correspondo ao amor. Se sou esquecido, devo esquecer também, pois amor é feito espelho: - tem que ter reflexo."

A amizade verdadeira é algo tão raro e tão profundo que se você observar bem quando todos vão embora (pais, irmãos, filhos e quem nos promete amor eterno) a única pessoa que fica e ouve nossos lamentos ou vitórias é o amigo verdadeiro.

Portanto, por eu pensar assim, acredito que o amor não deve ser regrado ou medido como a água para não afogar a planta. Entenda, amigo, que quem sabe amar não sufoca, não invade, não cansa o outro.

Quando se trata de sentimentos, eu não me poupo, eu transbordo, eu inundo, pois sou intensa demais para amar a conta gotas. E por ser esse oceano de afetos já abusaram deveras de minha bondade e de minha amizade. Mas, no fim o prejuízo maior nunca foi meu, foi de quem se afogou em meu oceano por serem pessoas rasas demais.

Sentimentos, sejam de qualquer natureza, não devem ser economizados. Acredito que o fim dos grandes amores e das belas amizades sejam exatamente pela economia de afetos.

Resumindo Neruda: tudo é reciprocidade.

.....................................................................................................
Citados no texto:

Manuel Carneiro de Sousa Bandeira Filho, mais conhecido como Manuel Bandeira (1886- 1968), nascido em Recife - Pernambuco, foi um poeta, crítico literário e de arte, professor de literatura e tradutor brasileiro. Fonte: Wikipédia.

Pablo Neruda (1904 - 1973), nascido Ricardo Eliécer Neftalí Reyes Basoalto, foi um poeta chileno, considerado um dos mais importantes poetas da língua castelhana do século XX e cônsul do Chile na Espanha e no México. Fonte: Wikipédia.