AMIZADE VERDADEIRA

Todo ser vivo percorre quatro fases, nascem, crescem, reproduzem e morrem.

As primeiras árvores datam de 390 milhões de anos e tudo começa com uma pequena semente que cresce até tamanhos imagináveis.

As árvores não andam, suas raízes são fixas no solo de onde extraem nutrientes para sobreviverem. O vento, a água e os animais transportam as sementes para outros lugares, onde vão germinar e novas árvores nascem.

Uma árvore adulta absorve anualmente aproximadamente 22 quilos de gás carbônico e produz oxigênio suficiente para a respiração de dois adultos, a tal da fotossíntese, consumo do gás carbônico e liberação do oxigênio.

As árvores influenciam na temperatura do ambiente, uma árvore grande possui o efeito de dez aparelhos de ar condicionado funcionando 20 horas por dia.

Apenas uma árvore consegue absorver mais de três mil litros de água de chuva, reduzindo a contaminação de lençóis freáticos e mananciais em 7%, deduzindo gastos com tratamento de água.

As árvores reduzem a poluição sonora e áreas arborizadas valorizam e aumentam a ocupação de imóveis.

Elas salvam vidas, trabalham como filtro de poluentes, cada árvore salva uma vida ao ano. Elas reduzem a violência, evita crimes como agressão, roubo e furto, incentiva a interação social e supervisiona a comunidade nos espaços públicos. Elas nos ajudam a colocar as ideias em ordem, a vida urbana e a fadiga mental se desfazem através de um passeio no parque, o cérebro humano se recupera por estímulos naturais provenientes do ambiente arborizado. Contribuem com a poupança de energia, no verão nos refresca e no inverno atuam como isolantes térmicos, uma casa cercada por árvores pode reduzir 10% da energia para aquecimento e refrigeração. Espaços verdes abrigam uma série de bactérias e microrganismos que ajudam a fortalecer o sistema imunológico dos seres humanos, em especial asmas e alergias.

Enquanto meu ângulo de visão é limitado a 140 graus, ela tem 360 graus, ela nos ouve e guarda segredo da conversa, nos permite qualquer desabafo, saímos muito mais leve, ela nos compreende e seu silêncio provoca um desfecho interessante, experimentamos a meditação que nos traz respostas.

Ela não tem lado direito, esquerdo, frente, traseiro, estamos sempre a sua frente, a venero, a respeito e a tenho como AMIZADE VERDADEIRA.

Vladis

Vladis
Enviado por Vladis em 08/07/2018
Código do texto: T6384308
Classificação de conteúdo: seguro