A NATUREZA

São muitas as manifestações de São Francisco de Assis em defesa e exaltando a Natureza como um todo, porque ele a amava e a respeitava incondicionalmente.
A seguir, alguns trechos que pincei do livro SÃO FRANCISCO DE ASSIS, (por João Nunes Maia e Miranez) nos quais está contida a visão dele sobre ela.

 
 

(Palavras de São Francisco de Assis)

“O CÂNTICO DAS CRIATURAS
Altíssimo, onipotente, bom Senhor,
a ti o louvor, a glória, a honra e toda a bênção.
A ti só, Altíssimo, se hão de prestar
e nenhum homem é digno de te nomear.
Louvado sejas, ó meu Senhor, com todas as tuas criaturas, especialmente o meu senhor irmão Sol,
o qual faz o dia e por ele nos alumias.
E ele é belo e radiante, com grande esplendor:
de ti, Altíssimo, nos dá ele a imagem.
Louvado sejas, ó meu Senhor, pela irmã Lua e as Estrelas: no céu as acendeste, claras, e preciosas e belas.
Louvado sejas, ó meu Senhor, pelo irmão Vento
e pelo Ar, e Nuvens, e Sereno, e todo o tempo,
por quem dás às tuas criaturas o sustento.
Louvado sejas, ó meu Senhor, pela irmã Água,
que é tão útil e humilde, e preciosa e casta.
Louvado sejas, ó meu Senhor, pelo irmão Fogo,
pelo qual alumias a noite: e ele é belo, e jucundo, e robusto e forte.
Louvado sejas, ó meu Senhor, pela nossa irmã a mãe Terra, que nos sustenta e governa, e produz variados frutos, com flores coloridas, e verduras.
Louvado sejas, ó meu Senhor, por aqueles que perdoam por teu amor e suportam enfermidades e tribulações.
Bem-aventurados aqueles que as suportam em paz,
pois por ti, Altíssimo, serão coroados.
Louvado sejas, ó meu Senhor, por nossa irmã a Morte corporal, à qual nenhum homem vivente pode escapar, pois na Terra ainda nenhum é imortal!"

 

 

Ofereço a todos meu carinhoso abraço com o desejo
de muita paz e alegrias no Natal de Jesus e próximos anos, rogando a Deus que a cada dia de todos eles mais uma pessoa aceite e aprenda a amar e respeitar os animais e a Natureza como um todo, entendendo, enfim, que da preservação deles e dela depende a sobrevivência do ser humano.



E aprenda, inclusive, que a mera contemplação e observação da Natureza como um todo, já nos oferece incontáveis belíssimas visões e benéficas lições de vida, as quais Deus nos oferece constante e gratuitamente.
Importante que nos lembremos, também e sempre, de agradecer a Ele por tudo que recebemos e por nos abençoar sempre.
FELIZES FESTAS A TODOS!