Na amizade, é preciso dizer "NÃO"?

Em primeiro lugar é do conhecimento de todos nós que o relacionamento por amizade é uma das formas mais comuns da convivência humana. Quase todos têm um ou vários amigos.

A seguir vejamos que, muitos de nós escolhemos certas pessoas para serem nossos amigos, há os na verdade são nossos amigos mas por um lado há os que considero inimigos desfarsados de amigos!! Eu estou a favor de que o importante não é ter um grupo de amigos, ou seja, ter muitos amigos mas sim importa a qualidade dos amigos. Isto é que é importante. Infelizmente nós não nos damos conta disso, basta colecionar um maior número de pessoas e lhes atribuir o nome de amigos, é tudo, pensamos até que tudo o que eles fazem nós também somos capazes de fazer, até aceitar tudo que dizem, seguir todos os seus conselhos. Alguns felizmente estão correctos e são sinceros e verdadeiros connosco.

Mas eu digo, cada um sabe quem ele é, por natureza cada um sabe qual é o seu carácter, e que é diferente dos outros, a amizade no meu ponto de vista vem na verdade unir estas diferenças tornando-as únicas para todos. É por isso que eu estou a favor de que, para alguém me chamar de amigo deve em primeiro lugar me aceitar como eu sou, os meus defeitos, tudo! Pois caso contrário não vai dar certo. Amigos não têm sempre mesma natureza, carácter, gostos, comportamentos mas quando juntos tornam estas coisas comuns para eles.

Amigos não são para mudar o que somos mas sim tornar comum o que cada um tem e é de diferente. Uma crítica, conselho, elogio ou até mesmo opinião vindo de um amigo é tudo bem-vindo.

Mas na amizade deve haver moderação em tudo, saibamos que nossos amigos não estão no nosso lugar, não "são o que nós somos na essência, o que diriam assim: "os nossos amigos não são NÓS". Para um amigo não só deve existir o "sim" sempre, nós apesar de termos amigos não significa que eles devem impôr decisões para nós, afinal de contas uma amizade não é escravatura!

O que muitos ainda não sabem e que na verdade já deviam saber é que entre amigos deve existir o advérbio de negação "não". É isso, muitos não sabem dizer " não " na essência.

Nós humanos somos os seres mais evoluídos de toda criação divina. Ao ponto de sermos dotados de razão, inteligência, raciocínio lógico, tudo isso para não cedermos a tudo que ouvimos, vemos etc. Hoje jovens são destruídos, estão arrependidos porque não usaram destas dádivas para dizerem "não"

É preciso dizer não quando um amigo diz "vamos beber álcool", é preciso dizer não quando os amigos dizem vamos roubar, é preciso dizer não quando os amigos nos incentivam a cometer qualquer tipo de maldades.

Até quando divergirem na opinião, é preciso dizer não, argumentos mal apresentados, mentiras, isto e mais coisas não devemos tolerar.

Hoje vemos crianças tendo filhos, crianças sendo pais e para o vossa surpresa isto tudo é fruto dos "conselhos" que nossos amigos nos dão. Jovens tornam-se impotentes sexuais porque cederam a pressão dos amigos, "tipo se você não consome álcool" você é um "matreco, banana". Etc.

É preciso dar um basta nisto, saber abrir a boca e dizer, não! Amigos não são para mudar o que somos.

É por não nos perguntarmos o seguinte " porquê que tenho dizer "não"? que a nossa sociedade vai se construindo sem identidade, porque as pessoas não sabem quem elas são de verdade. Como me identificar se não sei quem eu sou?

É preciso eu dizer não para puder construir a minha identidade, porque se somos daqueles que ouvem isto deste lado, ouvem daquele, jamais vamos saber quem é quem, saibamos que nossos amigos, eles têm amigos também e se os nossos amigos ouvem dos seus amigos os maus conselhos, e estes (maus conselhos) passam de amigos para amigos, sem dúvidas este ciclo nunca terá fim. E todos seremos iguais.

Já ouvimos pessoas a dizerem aconteceu-me isto porque meus amigos disseram isto que ouviram dos amigos deles! Infelizmente somos aqueles que dizem "amigos do meu amigo são meus amigos" Não nego isto é certo, mas há que saber até ponto são realmente nossos amigos!

É preciso dizer não, porque as coisas não são sempre do jeito como os nossos amigos as vê. Pelo menos para nós nem sempre é assim.

Numa amizade a confiança é boa mas tudo dentro dos limites! Nós juntos podemos evitar que hajam casamentos prematuros, abortos ilegais, doenças. Etc. Combatendo más coisas frutos das amizades que fazemos.

Por vezes "nossos" amigos nos induzem a fazer coisas que só nos trazem arrependimento depois, temos que saber escolher pessoas certas para chamá-las de amigos.

Portanto é sim preciso dizer NÃO a certas coisas que os nossos nos dizem, a certos comportamentos, certos convites, etc.

Aprenda a dizer "não" a certos comportamentos dos teus amigos!!!

Miguel Pascoal

Domingo, 03/08/2017

Maputo-Moçambique

PRÉQUÍMICO
Enviado por PRÉQUÍMICO em 03/09/2017
Reeditado em 04/09/2017
Código do texto: T6103162
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.