Algumas Palavras
 
   Com Contrapasso Poético Roberto Gonçalves traz sua poesisa ao público: boa poesia!
   É uma obra de estréia que se apresenta com a técnica e a experiência de quem já conhece os caminhos, às vezes árduos da Literatura.
   Tudo porque o autor possui talento e sabe usá-lo de maneira atraente, firmando entre o sonho e a realidade a postura de quem atinge a sensibilidade ou mundo interior dos leitores.
   A trana da Lúdica e da Lírica não oferece a ele os seus segredos. Sabe dominá-las com apuro e envolve nossas emoções num brinde sonoro, onde as taças de cristal se tocam em afinidades compartilhadas. Solidariedades vivencicadas. 
   Difícil, no momento presente, composições assim, sem o erotismo, o sensualismo liberal, a permissividade que a censura, infelizmente, não condena mais. 
   Roberto, escreve poesisa pura: abrange temas familiares, foge ao amor ilícito, busca as cenas do lar, promove a gratidão, revive emoções antigas, berço natural, onde a figura e presença da mãe são-lhes imprescindíveis. 
   Os filhos, a esposa, os amigos, tudo enfim que nos anima a pensar que nem tudo está perdido pelos caminhos das Letras, retorna com o autor, como benção.
   É o espírito cristão. As fontes limpas do coração que fazem a catarse de seus versos. 
   Não citarei este ou aquele poema, para não prejudicar ao Leitor a pesquisa. A escolha. O espelho da infância o atrai e o reflexo é integral.
   "É um poeta autêntico!"
   "E que seja bem-vindo".
   As letras mineiras está de parabéns. 
   Afinal é de Minas Gerais que nos vêm as melhores coisas que acontecem no Brasil


                               Mercês Maria Moreira
       Escritora premiada e da Academia Mineira de Letras