Amigo o que é?

Amigo, o que é?

O dicionário define como: Quem tem gosto por alguma coisa; apreciador (amigo das obras de arte, amigos da escola...); aliado (na guerra, nos negócios...); favorável (aquém ou a que?); dedicado, afeiçoado, pessoa que quer bem a outro, protetor, defensor (afeto, benevolência, ou seja, boa vontade para com o outro); amigo da onça (o que ao invés de ajudar e beneficiar atrapalha e prejudica); amigo do alheio (ladrão); amigo do peito (amigo muito querido).

A Bíblia define amigo assim: Um irmão nascido para quando há aflição, um que se apega mais que um irmão.

Amigo o que é?

Uma pergunta respondida acima, não é? Não; acima dei a teoria, utopia da vida, uma hipótese do que é a vida; ou talvez do que devesse ser.

Amigo! O que é na prática? O dicionário define prática como ação, realização de um projeto ou ideia; rotina, uso, costume, hábito. É muito simples e sem custo ser amigo de alguém na teoria. Será que um amigo teórico é mesmo amigo? A amizade não deveria ser um projeto? Duas pessoas construindo algo de valor numa rotina diária?

Amigo o que é?

Cada ser humano responderia de maneira diferente a essa pergunta; dizem que existem vários tipos de amigos, talvez como a moda que muda a cada estação: Amigo cintura baixa(amigo das baladas; amigo cintura alta(o amigo do bar); amigo boca de sino( que topa tudo)). Amigo é mesmo como a moda, tão fugaz? Ou será que estamos rotulando de amigo o colega que é definido como companheiro? Companheiro( que acompanha, camarada). Companheiro de balada, de bar, que topa tudo. A maioria das pessoas passam a vida chamando de amigo o colega, um dia elas despertam na beira do precipício e descobrem tarde demais que seu amigo era colega, ou que era amigo da onça ou que o empurrou para aquele precipício

Amigo o que é?

É uma pergunta importante, mas o dia a dia, e a vida frenética pode ofuscar a sua importância, no entanto quando você estiver na beira do precipício vai fazer uma diferença colossal; ou quando estiver se segurando na borda da privada suplicando que ninguém dê a descarga, haverá um prejuízo colossal se o amigo que entrar no cenário seja um colega, um amigo da onça ou amigo do alheio.

Querido diário

A pergunta que todos deveriam ter em mente é: A pessoa que chamamos de amigo verdadeiro é um colega rotulado de amigo? Um amigo da onça disfarçado de amigo? Ou um amigo do alheio buscando sugar toda a vantagem que possa usufruir?

Talvez agora tal reflexão nem tenha importância para a maioria das pessoas, mas terá quando um choque de realidade for aplicado em nas suas vidas, como uma descarga elétrica deixará sequelas ou matará tal pessoa por dentro. Pode parecer melodramático, tal assunto; acredite no momento que sua vida estiver no ponto morto, estiver levando o mundo nas costas, estiver aflito, desesperado ou desanimado, vai ser valioso não ter confundido amigo verdadeiro com colega; vai ser vital ter distinguido o que é colega, amigo da onça e o amigo do alheio.

Agora a pergunta é: Quem eu tenho sido para os que me cercam? Colega, amigo da onça ou amigo do alheio? Quando as pessoas que lhe cercam estiverem no precipício, se segurando na borda da privada, desesperadas, desanimadas, no ponto morto ou aflitas; quem você é pode ser vital para elas.

Marya Ferreira
Enviado por Marya Ferreira em 13/12/2012
Reeditado em 15/10/2021
Código do texto: T4034402
Classificação de conteúdo: seguro