Um TANKA é mais ou menos assim:

Edimo Ginot, eu já disse que te amo hoje ?

Querido poeta, vizinho e amigo de letras...

Responder a um questionamento seu, é o mesmo que comer, sozinha, uma barra (inteira) de chocolate trufado, uma delícia! É como ser a prmeira aluna da classe, e, a única a levar MAÇÃ, para aquele professor (lindo) de matemática...Eu diria que, estou me sentindo como no meu primeiro dia de aula, e eu lembro dele como se fosse hoje, com a minha sacolinha plástica de peixinhos, minha caixa de lápis de cor, novinha, e os cabelos presos em "Maria-Chiquinha", com elásticos e bolinhas cor-de-rosa.
Bem, divagações à parte, introdução feita, vamos ao que realmente lhe interessa:
- Tenho me dedicado com certo afinco ao estudo dos HAICAIS, e tento reproduzí-los da melhor forma possível, dentro do meu pequeno conhecimento. Nessas minhas buscas pelo assunto, descobri o TANKA, que é um outro poema de origem japonesa.

Passo a descrevê-lo:
TANKA é um poema clássico japonês, o qual se compõe de trinta e uma sílabas distribuídas em estrofes de cinco versos. O haicai e o tanka são formas de composição da arte japonesa, assim distribuídos:
CINCO SÍLABAS
SETE SÍLABAS
CINCO SÍLABAS
SETE SÍLABAS
SETE SÍLABAS
Enquanto que no HAICAI É CINCO, SETE, CINCO, e tem como características o registro instantâneo, e evoca os fenômenos da natureza, que são objetivos e imediatos, no TANKA, diz-se do mundo dos sentimentos humanos, das paixões e do amor.

É ISSO... querido Mestre... é claro que isso é apenas um ponto, na imensidão de "saberes" escritos e lidos, aqui e ali....
FAÇA-ME UMA FELIZ VIZINHA... ESCREVA-ME UM TANKA, NO BICO DESSE TEU PATO INTERIOR ....

beijos da esquina!


Lili Maia
Enviado por Lili Maia em 02/08/2005
Reeditado em 05/05/2010
Código do texto: T39749
Copyright © 2005. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.