CONFRARIA POETAS DEL MUNDO RIO GRANDE DO SUL – A CRIAÇÃO!
* Nadir Silveira Dias
Vejam esta imagem: Cores vibrantes, sorrisos largos, contentamento, júbilo!
E agora em suas retinas o sorriso de Jorge Linhaça, Iara Pacini, Aurea Pinto de Miranda, JJota Gonçalves, Nadir Silveira Dias, Joyce Lima Krischke, Floreny Ribeiro, Paulo Monti, Ieda Cavalheiro e Eloísa Porazza, juntamente com Milton Pantaleão (que precisou ausentar-se antes da foto) são os fundadores da primeira Confraria de Poetas del Mundo!
Pois foi bem assim: No Paralelo 30, aproximava-se a hora do Angelus neste 19 de janeiro de 2007. Para uma hora antes estava marcada a reunião que definiria os rumos desse conjunto, dessa unidade de valores reunidos para congregar, para reunir, para fomentar e agregar ainda mais valores a esta idéia que é plasmar no mundo a vertente diária da não-violência, da solidariedade, da paz, da preservação da vida no Planeta, de preservar a vida na nossa própria casa – esta nave sideral que habitamos, ekos, no grego! Justamente de onde derivada, gestada, gerada, a moderna ecologia: O estudo, o cuidado, a preservação da casa, da nossa casa, do mundo onde nascemos e vivemos!
E isso de um modo ou outro sempre foi feito pelos poetas, pelos escritores, pelos pensadores, pelas pessoas que souberam e sabem que o homem não vive, que sabem que o homem não sobreviverá sem o meio ambiente!
Por isso mesmo nasce a Confraria Poetas del Mundo Rio Grande do Sul, primeira a partir do universo operativo criado em 14 de outubro de 2005 – o Movimiento Poetas del Mundo que conta – quinze meses depois – com 1965 poetas e presença em mais de 127 países. Para tornar mais palpável e mais efetiva esta idéia de proximidade produtiva que encanta a todos quantos desejam trabalhar em prol de uma vida mais digna, de uma vida mais compartilhada com o bom e o certo para todos nós.
E em nada inovamos. Repetimos o que já fizeram tantos outros porque acreditamos nós – Poetas del Mundo – homens e mulheres – que o mundo pode vir a ser melhor, apesar das mazelas, dos achaques diários vindos de todos os lados, dos desgovernos, da tirania e da opressão que ainda se vê no mundo, no plano político, econômico ou administrativo, reduzindo o bom a mau e o mau até o ponto de ser considerado bom, em completa inversão de valores que a todos condena pelo caos que gera nas mentes e conseqüentemente nas ações individuais que fazem um todo geralmente condenável.
No âmbito de sua territorialidade, a Confraria objetiva em síntese, reunir, congregar, fomentar, acrescer, difundir os postulados do Movimiento Poetas del Mundo e para o plano externo servir de referencial, apoio logístico ou estratégico informativo para qualquer Poeta del Mundo em trânsito pela região para os ideais do movimento, no limite de suas possibilidades.
O sorriso dos fundadores da Confraria Poetas del Mundo Rio Grande do Sul nas retinas dos Poetas del Mundo são ou poderão ser os faróis a iluminar os caminhos de todos quantos transitem por aqui! Não se perca deles, você amanhã poderá fazer o mesmo em sua cidade, em seu estado, no seu país!
Confira no saite: http://poeta2002br.iespana.es/confraria/index.htm
Matéria composta para a Embaixadora para o Brasil, Campo Grande, Mato Grosso do Sul, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, em 20 de janeiro de 2007 às 03h45min.
* Jurista, Escritor e Poeta – nadirsdias@yahoo.com.br