JAMÁLI E A PEQUENA FRESTA
Jorge Linhaça
 
 
 
     Jamáli adentrou a pequena sala vazia onde o sol apenas penetrava por uma pequena fresta na parede.

      De onde estava nada podia ver a não ser a tênue claridade que advinha daquele local.

     Esperou por instantes que seu olhar se acostuma-se à penumbra , antes de dirigir-se até o pequeno vão.

     No percurso pode ir, aos poucos, distinguindo algumas formas do lado de fora da sala.
     
     Quando finalmente chegou à abertura , percebeu que apenas colando o rosto à parede era capaz de se dar conta da paisagem que se descortinava lá fora.
     
     Esforçou-se para alargar o buraco para ver com menor esforço...contrariando as expectativas a fresta cedeu alguns centímetros, ampliando a sua visão.
    
    Jamáli pôs-se então a refletir sobre a condição humana.
   
    Quantas vezes a pessoas se contentam em olhar de longe aquilo que desconhecem, quantas vezes , por medo ou por orgulho deixam de aproximar das frestas abertas e permanecem a uma distância "respeitosa" 
dos acontecimentos da vida.
    
   Quantas vezes deixamos de ver as coisas em sua amplitude , apenas por ser "mais fácil" seguir a opinião alheia, sem examinar a veracidade dos relatos apresentados.
     
    Quantas vezes podamos o nosso próprio crescimento apenas para não nos darmos ao trabalho de forçar um pouco as frestas.
     
   Jamáli refletiu ainda na necessidade do homem de fugir do condicionamento imposto pela propaganda massiva.
   
    Quem, afinal, precisa de dúzias de pares de sapatos se tem apenas dois pés para calça-los?
   
   Quem precisa de um celular novo, se o seu ainda funciona perfeitamente?
      
    Jamáli saiu dali, tendo sua visão ampliada por uma simples fresta na parede, passou a ver o mundo de outra maneira.
    
     Aprendeu que é preciso olhar o mundo e os fatos com olhos de ver, livres da primeira imagem que nos seja mostrada.
 
Arandu,12 de janeiro de 2009
 
* Jamáli é um personagem criado pelo escritor Jorge Linhaça para ilustrar as suas reflexões, assim como a dupla Jutâmi e o mestre.