ALQUIMIA

* Nadir Silveira Dias

Talvez você não lembre, mas eu existo nesta quadra de tempo para lembrar a você – quem sabe apenas um dentre os que não conheça e que saiba que é assim – a sua responsabilidade pela preservação, difusão, propagação e fomento do conhecimento ancestral de que a primeira alquimia que existiu foi a alquimia dos alimentos. A responsável apela nossa preservação enquanto indivíduos, enquanto seres do reino animal.

Portanto, não seja tolo, não seja néscia, ao afirmar (E eu já ouvi essas assertivas pronunciadas até com certo – e incompreensível - orgulho) que não sabe cozinhar. Que mal sabe fazer café! Haja tutano para tentar compreender tamanha falta de senso!

Por isso, homem ou mulher, criança, jovenzinho ou jovenzona, meia-idade, cinqüentinha, cinqüentona ou centenário, por favor, vire-se, aja-se, na sua condição humana! Não deixe para os outros humanos fazer o que lhe compete por natureza imediata e ancestral.

Até porque haverá tempo em que você poderá desejar não preparar o seu alimento, ou não poder prepará-lo e aí, sim, será tempo de outro fazer para você, ciente de que você sabe como é fazê-lo, prepará-lo corretamente, acrescido das significâncias do amor, da bem-querença, do gosto próprio que é fabricar o nutriente que mantém a vida dada por Deus!

A sua própria vida! A vida do seu pai, sua mãe, de seu filho, sua filha, do seu marido, ou mulher, se houver, em tempos assim tão bicudos em que todas desde a mais tenra idade são estimuladas a ser modelos e a portar-se como tal, ao menos em poses, caras e bocas, nas fotografias que publicam juntamente com todos os outros pretendentes ao estrelato (?) fácil dos blogues. Ou à caça de contratos?

Paralelo 30, 07 de janeiro de 2007 às 14h35min.

* Escritor e Poeta – nadirsdias@yahoo.com.br

Nadir Silveira Dias
Enviado por Nadir Silveira Dias em 07/01/2007
Código do texto: T339469
Classificação de conteúdo: seguro