Mensagem extensiva a todos os escritores do Recanto das Letras

*** ATENÇÃO! ESTE TEXTO CONTÉM UMA PASSAGEM DIRIGIDA AOS ESCRITORES E AMIGOS DO RECANTO DAS LETRAS.

Pela primeira vez vejo tornar-se realidade uma frase que tanto ouvi e não compreendia. A frase é exatamente uma muito repetida, especialmente nas salas de aulas, quando se solicita aos alunos uma produção textual: “Nem sei por onde começar”. De tudo acontece em nossas vidas e sempre há surpresas e aprendizagens. Eis que não sei mesmo por onde começar, mesmo tendo começado. Paradoxal? Pode até ser, mas é do jeito que me sinto.

Quero, neste texto, referir-me ao sergipano André Bessa, radicado na Suíça. Esse intelectual, maestro e também poeta, é mais jovem que eu onze anos. E se assim o é, portanto, não fomos colegas do mesmo banco escolar. Entretanto, Aracaju, àquela época, era uma cidade família e todos de alguma sorte se conheciam e frequentavam os mesmos lugares.

Penso que não dancei nos bailes do Iate Clube e nem da Associação Atlética com o André. Sequer fomos namorados, que pena! Entretanto, foi através deste site de publicações literárias, mais especificamente por intermédio da escritora Serpente Angel, que a André falou sobre a presença desta sergipana em uma Escrivaninha, que as mãos do destino me colocaram diante de André e ele diante de mim.

Retomou-se assim o laço da conterraneidade e o afeto e carinho ao qual somos acostumados, mesmo nesta época de avanços tecnológicos e etc e tal. Sergipano é sergipano e continuará sendo ad seculorum.

Talvez pela distância e tanto tempo que separa o escritor de sua querida terra, a esta altura da sua vida, ele se alegre tanto de encontrar gente daqui. Mesmo sendo um cidadão europeu, o Bessa, descendente do não menos nobre e importante sergipano, Gumersindo Bessa, sente saudades do nosso jeito sergipano de ser, de seus colegas, parentes e amigos. Foi essa saudade que o aproximou de mim e de meus textos. A saudade daqui até faz com que o professor André veja qualidades em meu texto, beleza em minha poesia.

Ele, sim, é um verdadeiro intelectual primoroso, criterioso. E muito mais que isto. Para não sufocá-lo de adjetivos, sugiro aos leitores deste texto a visita ao blog http://andrelitteris.blogspot.com/

Mas, além disto, e de tanto mais, por que estou me referindo a André Bessa? Ah, tão difícil dizer! Tão difícil administrar esta emoção.

O conterrâneo querido está enfrentando um difícil período de sua vida particular e relativo à sua saúde. Ainda esta semana passará por uma cirurgia melindrosa. Num momento assim, especialmente delicado, noto a extrema sensibilidade do meu amigo que me escreve e me deixa... Realmente não sei dizer...

André Bessa diz, textualmente, em correspondência desta data:

“Logo, eu entro na clínica na quinta-feira à tarde dia 3 de novembro, e devo ser operado na manhã seguinte, dia 4 novembro, sexta-feira, bem cedinho. Se tudo correr bem, eu deverei ficar ainda uns dois dias no hospital, só voltando à casa no início da semana que vem. Não entrarei em maiores detalhes pois sei que esta minha conterrânea é igualzinha à mãe dela, e vai já começar a me ensinar a fazer caretas, uma pior que a outra! *rs . Não sei o que dizer... digamos que estou otimista, e espero que vc não receba mail nenhum de ninguém daqui da Suíça. Nem em inglês e nem em francês! *rs”

(...)

E, neste trecho, refere-se aos amigos do Recanto das Letras:

“Todavia, posso sugerir algo a essa amiga que tanto gosto e admiro? Tânia, já que vc quer publicar um texto sobre saúde e vida, como me disse, então por que não publica um texto na quarta ou na quinta à noite me desejando uma boa operação e que tudo corra bem para mim? quem sabe, os nossos amigos do Recanto também me enviarão suas melhores vibrações, criando assim uma espécie de corrente positiva para que tudo se passe bem. Enfim, é só uma sugestão...”

Eu tenho certeza de que todos os que por aqui passarem nos ajudarão a orar pela saúde desse amigo e ex-colega de publicações neste site.

Receba, querido André, não apenas o abraço sergipano, mas todos os abraços brasileiros e também do país onde vive e é amado.

Que Jesus segure as suas mãos e realize mais um entre tantas vezes: o milagre da vida.

PS: uma correção interessante. EU ME EQUIVOQUEI (tinha que ser eu!) A RESPEITO DA IDADE. SÃO APENAS 3 ANOS A DIFERENÇA DE MIM PARA ANDRÉ. ENTÃO, QUEM SABE, ANDRÉ, EU DEI UMAS OLHADINHAS PRA VOCÊ. RS RS RS

taniameneses
Enviado por taniameneses em 01/11/2011
Reeditado em 02/11/2011
Código do texto: T3310769
Classificação de conteúdo: seguro