À minha outra metade

Acordei e me perguntei o que realmente significaria a Amizade...

Que força bruta e sensível é essa que une as pessoas mais loucas e as faz sentir e amar da maneira mais nobre que há?! Que força é essa que nunca nos deixa ser sozinhos?! De onde vem essa força precisa e cheia de curvas que nos rodeia e nos guia sempre para o caminho certo?!

Ao compasso em que pensava nas formas de como ele existia, pensei na forma como esse laço de desfaz. Na facilidade como perdemos pessoas. Na facilidade como ao longo do caminho as cordas vão se desfazendo e se tornando estrelas ou espumas do mar... Ou no pior dos casos: em caminhos escuros e mal assombrados, cheios de armadilhas e coisas que não são o que aparentam ser.

Pensei nos amigos que se foram (para longe, ou mais longe ainda). Nos amigos que não vejo e não mais verei. E com um carinho ainda maior pensei nos amigos que ainda estão comigo: Me ajudando, apoiando, dando forças, me guiando (mesmo que isso tudo de longe). Pensei nos amigos que me cobram telefonemas, recados, visitas, textos, dinheiro, abraços...

Questionei-me quanto ao que é Ser Amigo. Procurei em vários lugares e não achei nada muito diferente de: é aquele que está sempre perto, que quer o seu bem, que não te deixa sozinho e todas aquelas outras frases já prontas... Não encontrei nenhuma que realmente me esclarecesse. A que chegou mais próximo foi a que disse que: Amigo não é aquele que fala o que você que ouvir e sim, o que você precisa.

Mas não poderia, de forma alguma, reduzir os meus amigos a isso! Então resolvi criar o meu perfil de amigo:

1) Pelo menos uma vez ao dia dizer Bom Dia, Boa Tarde/Noite (para me sentir bem recepcionado);

2) Se despeçam de mim ao saírem do mesmo local que eu (sou carente e vou achar que fiz algo de errado);

3) Não tentem me mudar a ponto de mudar quem sou (corrija meus defeitos, não minha personalidade);

4) Quando me afastar para chorar, não corram atrás de mim no primeiro momento (precisarei dele para conseguir desabafar);

5) Mostre-me o caminho certo, mas não me force a seguir por ele (preciso errar para aprender a ser forte);

6) Não diga que tem algo a dizer e não diga (isso me faz corroer por dentro);

7) Seja direto, sem voltas, não invente, não me trate como idiota, seja honesto, e se tiver que partir tenha, pelo menos, a dignidade de levar tudo o que te pertence (acho mais digno);

8) Entre omitir e mentir opte pela omissão (odeio mentiras, ainda mais na amizade);

9) Não me diminua, não diminua meus sonhos, tão pouco minha família ou amigos (existe um Leonardo que ninguém precisa ver).

Percebi que tenho mais amigos do que pensava ter. Percebi que sou importante na vida de alguém e que isso me torna especial, me torna único. E que podemos sim ser substituídos em empregos, debates, viagens, danças, escolhas e outras tantas coisas. Mas nunca poderemos ser substituídos no que disser respeito a Amizade! Nunca!

E é justamente isso que faz com que sejamos únicos, com que sejamos importantes, especiais!

E compreendi que este laço, esta força, essa coisa que nos une e nos envolve, nos protege tal qual parede de um grande castelo medieval é o Amor. O Amor simples, o amor sem fantasia, o Amor sem interesse, O Amor sem maldade. É esse amor que nada mais quer do que ver o outro bem, feliz, amado...

Desejo a todos vocês, meus amigos, caminhos com barreiras e partes sombrias, dificuldades, (poucos) momentos de solidão, provações de todas as formas (e vindas de todos os lugares e pessoas (principalmente das que menos esperam)). Desejo que façam a escolha errada e que se percam em uma encruzilhada com mais de mil caminhos a escolher (novamente). Não que lhes deseje o mal, mas precisamos de momentos como esse para ver o quanto somos queridos e perceber quantas estrelas temos no céu para nos guiar, para vermos quantas mãos pegaram a sua e lhe acompanharão neste caminho cheio de surpresas.

Desejo a sua felicidade, e, com maior intensidade, desejo que possamos ainda ser amigos no próximo ano para que eu lhe envie outra mensagem como esta!