Eu amo sua amizade



Sentado no bar você pode dizer que está em uma roda de amigos. 

Conhecidos de anos, você pode pensar tem duas ou três pessoas muito chegadas e, afinal, vida é vida, e vocês já passaram muita coisa juntos.

Com seus amigos virtuais, tão importantes para a composição da lista de seguidores, você parece nunca estar sozinho.
 
Mas onde estavam todos eles quando você enfrentou uma crise... Onde estava o incentivo quando você precisou ouvir: não desista... Quem apareceu para lhe abraçar naquele dia tão difícil?
 
Parece óbvio que as pessoas nos procurem e nos elogiem quando podemos lhes oferecer algo em troca, mas e no momento em que esperamos algo delas?
 
Salomão já lançava um pensamento bastante preocupante, milhares de anos antes desta nossa era, onde valemos mais pelo que temos do que pelo que somos:
 
O pobre é odiado até pelo seu vizinho; mas os amigos dos ricos são muitos. (Provérbios 14:20).
 
Pessoalmente tenho que afirmar que o amigo que realmente esteve comigo todos os anos de minha vida, independente daquilo que tive que enfrentar, foi Deus. E posso dizer: eu amo sua amizade.
 
Lembrando do velho ditado:“Mais vale um amigo na praça do que dinheiro no bolso”,  você ponderaria que se encontrar um amigo leal na Terra não é uma tarefa exatamente simples, como imaginar uma amizade com o Criador do Universo?
 
Em uma primeira avaliação, isto parece mera fantasia do homem mortal, frágil e pecador, pois quais seriam as suas credenciais para estabelecer uma tão íntima relação com alguém infinito, santo, poderoso e perfeito?
 
A avaliação da Bíblia Sagrada nos mostra, entretanto, que desde o jardim do Éden a iniciativa de procurar pelo homem partiu de Deus, quando chamou por Adão escondido em face de sua desobediência (Gn 1:6).
 
As limitações humanas deixam assim de ser uma barreira instransponível quando Deus decide que quer ser seu amigo, mas o que pode ser requerido de nós?

A resposta nasce da história de um homem, Abraão, que foi chamado amigo de Deus por três vezes nas Escrituras (II Crônicas 20:7; Isaías 41:8; Tiago 2:23),com base em dois requisitos: conhecimento e obediência a Deus.

Neste momento em que Jesus, que é Deus feito carne, já levou nossos pecados, a possibilidade desta amizade e torna uma certeza, pois ele assim se pronunciou:

Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando.Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor, mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer. (João 15:1-27).

Hoje vivenciamos as amizades virtuais, os seguidores do twitter que não se conhecem e a troca de mensagens diárias numa forma quase automática, e num ambiente um tanto artificial.

À moda antiga, é muito importante ter pessoas ao nosso lado, que  nos dão ânimo pelo simples fato de estarem ali. É importante um abraço, um sorriso, uma palavra amiga. Isso ajuda muito.

Mas nenhum amigo no Universo pode se comparar a Deus, ou a Jesus, seu Filho, e hoje é um bom dia para você tornar esta amizade efetiva.