Aos que Buscam Encontrar

Conta-se a respeito de um mestre budista iluminado que estava sentado á margem de um rio numa tarde apreciando o gorgolejar da água, o som do vento assoviando entre as arvores... Um homem veio e perguntou a ele:- Você pode sintetizar numa única palavra a essência da sua religião?

O mestre permaneceu em profundo silêncio, como se não tivesse ouvido a pergunta. O homem então disse: - Você é surdo ou o que? O mestre respondeu: - Eu ouvi a sua pergunta e a respondi também! O silêncio é a resposta. Eu fiquei em silêncio... Essa pausa, esse intervalo, foi a minha resposta.

O homem disse: - Não consigo entender uma resposta tão misteriosa. Você pode ser um pouco mais claro? Então o mestre escreveu na areia “meditação” com letrinhas pequenas, usando o próprio dedo. O homem disse: - Posso ler agora. Ficou um pouco melhor do que a principio. Pelo menos eu tenho uma palavra sobre a qual refletir. Mas você não pode deixar um pouco mais claro pra mim?

O mestre escreveu novamente “Meditação” claro que desta vez ele escreveu em letras maiores. O homem ficou meio embaraçado, intrigado, ofendido, com raiva. Então disse: - Mas uma vez você escreve meditação? Não pode deixar um pouco mais claro pra mim? E o mestre escreveu em letras ainda maiores em maiúsculas “MEDITAÇÃO” O homem disse:- Você parece louco!

O mestre respondeu: - Eu já fui longe de mais. A primeira resposta estava certa, a segunda não estava tão certo, a terceira estava ainda mais errada, a quarta já esta completamente errada.

Pois quando você escreve meditação com letras maiúsculas, você faz dela um Deus. É por isso que a palavra Deus se escreve com “D” Maiúsculo. Sempre que você quiser fazer de algo uma coisa suprema, definitiva, você escreve com letras maiúsculas.

O mestre disse: -Eu já cometi um pecado –Ele então apagou todas as palavras que escrevera e disse: - Por favor ouça minha primeira resposta, só assim sou verdadeiro

...O silencio é o espaço em que se acorda, e a mente ruidosa é o espaço em que se continua dormindo. Se sua mente continua tagarelando, você esta dormindo. Se ao sentar em silêncio, a mente desaparecer e você puder ouvir o chilrear dos pássaros e mente nenhuma dentro de você, só silencio... Esse assobio do pássaro, o gorjear e nenhuma mente em atividade na sua cabeça, silencio total... Então a consciência brota em você. Ela não vem de fora, ela desperta em você, cresce em você. Do contrario, lembre-se, você esta dormindo.

jrobertomxnomvm
Enviado por jrobertomxnomvm em 22/03/2011
Reeditado em 29/03/2022
Código do texto: T2863960
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.