A todos os buscadores do inigmatico 'VIVER"

Aos amigos que buscam por respostas da vida em geral em nosso planeta.Acredito nao estar só em busca de conhecimento, e como aprendiz, quero compartilhar com todos ,com uma singela amizade, sobre momentos que chegam a mim, e registro carinhosamente pequenos trechos de autores "ILUMINADOS" que nos abrem Portais para o entendimento. Aqui é uma 'BREVE" passagem dos livro de um MESTRE que tambem revela lindos conhecimento sobre o nosso enigmatico Viver.

Mistério da vida.

(Massaharu Taniguchi )

No interior da própria vida existe a ação da inteligência cósmica.

Ao mesmo tempo em que a ciência veio evoluindo, e finalmente, elucidou que a menor partícula da matéria não é a molécula nem o átomo, e sim algo invisível e misterioso...

O átomo é uma partícula que é a unidade última da matéria e, apesar de ser minúsculo, possui ainda um volume que ocupa espaço.A reunião de átomos constitui a matéria, ou um corpo material, e diz se que o mundo é formado pela junçâo desses elementos.

...Então o que vem a ser matéria preconizada pelos materialistas? Éla é um elemento que possui um determinado volume, que ocupa um espaço e que a decompondo, se torna molécula e átomo.O átomo é uma partícula que é a unidade última da matéria e, que apesar de ser minúsculo possui ainda um volume que ocupa espaço...

... A definição da matéria considerada essência do universo pelos materialistas é, em linhas gerais, baseado na física arcaica do estilo de Anaxágoras da antiga Grécia: “A essência do universo é uma substância infinitamente numerosa e a união de elementos da mesma natureza acontece de fato no processo de procriação. Nesse processo, cada molécula se mantém inalterada. Entretanto com o avanço da física contemporânea, elucidou –se a estrutura do átomo e, em conseqüência da possibilidade de até realizar a desintegração nuclear do átomo, descobriu –se que a matéria –considerada substância originária do universo –se desintegra e se transforma em uma espécie de radiação que por fim, se dilui no vácuo.Visto que a matéria se desintegra até chegar ao nada (VÁCUO) caiu por térra o conceito de que a matéria seja um aglomerado de átomos, o corpúsculo que existe eternamente.Em conseqüência, o materialismo do passado deixou de ter validade como tal e teve forçosamente de mudar sua feição e se tornar Energetismo, porque se constatou que a matéria é uma condensação da energia, conclusão ésta derivado do fato de, no momento da desintegração do átomo, ser gerado uma assombrosa energia.Foi tambem constatado pelos físicos que tantos os nêutrons quanto os prótons que formam o núcleo do átomo, não passam de uma unidade de uma espécie de energia elétrica. Com isso póde –se afirmar que a física da atualidade aproximou-se da tendência de considerar que a essência do universo é a energia.

... Pelo fato de as pessoas civilizadas serem mais sistematizadas do que as selvagens, percebe-se que a sistematização é expressão da inteligência.A inteligência é uma ação da mente e, portanto, onde á lei ha ordem, onde á ordem ha inteligência, e onde há inteligência há mente.Investigando a fundo o materialismo, ele se transforma em energetismo, que por vez, chegará ao espiritualismo.

PARA QUE SEJA ABSOLUTO É PRECISO TRANSCENDER O TEMPO.

...No entanto no mundo da relatividade, ou seja, no mundo do tempo - espaço, não existe um ‘’ser absoluto’’.Não podemos chamar de ‘ser absoluto aquilo que se encontra na corrente do tempo .Para que seja absoluto é preciso transcender o tempo ou então, o próprio tempo deverá ser o absoluto, e não poderá existir nada alem disso.

O TEMPO NADA MAIS É QUE UM SÍMBOLO QUE A MENTE HUMANA USA PARA CALCULAR OS MOVIMENTOS.

‘’AMAR VOS UNS AOS OUTROS’’O AMOR TRANSCENDE TODOS OS SOFRIMENTOS E DISCÓRDIAS.

...Se o passar do tempo existe apenas na consciência, o tempo da nossa vida não deve ser necessariamente medido em relação ao numero de rotação em torno do sol.A duração da vida de uma pessoa seria igual ao numero dos acontecimentos que a consciência dela experimentou.

... O tempo relativo, portanto não existe isoladamente, de um modo definido.Sendo uma experiência da nossa consciência, sofre inúmeras mudanças, de acordo com as condições da consciência.

NO VÁCUO NÃO EXISTE ESPAÇO.

...Se no espaço nada existe é impossível medi -lo... É impossível medir o nada.Quando medimos o espaço, na verdade não estamos medindo o espaço em si, mas medindo a distância entre corpos materiais.

... Espaço infinito significa inexistência do espaço.O fato de corpos celestiais estarem espalhados no espaço infinito, nada mais é que ‘’ corpos celestiais espalhados no espaço inexistente’.

O ESPAÇO, PORTANTO, EXISTE APENAS NA CONSCIÊNCIA.

ESPAÇO SIGNIFICA VÁCUO ONDE NADA EXISTE, HAVENDO APENAS A POSSIBILIDADE DE NELE MANIFESTAR A MATÉRIA.

...Não conseguimos observar a estrutura do átomo através do microscópio, mas a física teórica atual fez uma suposição aproximada de como ele é. Um átomo possui a mesma estrutura do sistema solar, e está girando.A reunião de inúmeros átomos constitui um conglomerado denominada matéria do mesmo modo que inúmeros sistemas solares formam o universo...Na nossa visão mental, a estrutura do átomo seria um sistema solar extremamente minúsculo, mas, para um ser vivo microscópico como o vírus, a estrutura do átomo póde parecer tão grande quanto a térra o é para nós.Ou seja, o espaço minúsculo para nós é extremamente amplo para um vírus que caminha livremente entre as moléculas de cerâmica.O tamanho do espaço não passa, afinal, de questão de comparação e de relatividade.Para o ser absoluto, que é o nada absoluto e ao mesmo tempo contem em si o todo, possuindo o potencial, de gerar tudo, o universo imenso é tão minúsculo quanto um micróbio e, observado do ponto de vista do nada absoluto, um átomo teria o tamanho do sistema solar...

O TEMPO É A CONTINUIDADE DE UM MOVIMENTO E O ESPAÇO É A ÁREA DE AÇÃO DA ENERGIA.

... Portanto existem diverso mundos, em números igual a variações da mente...

MUDANDO-SE A MENTE QUE OBSERVA, MUDA-SE O MUNDO QUE É OBSERVADO. .

O mundo observado pelos insetos, pelas aranhas, pelos répteis, pelos homens em geral e pela mente de cada indivíduo, é diferente para cada um.A mente é o centro, existem tantos mundos quantos as mentes que as vêem...

Deus é o ser infinito que expressa simbolicamente o limitado.E o ser absoluto que estabelece simbolicamente o relativo é a grande vida presente no âmago de todas as vidas.Ele não é o fenômeno em si, mas é o espaço inexistente que encontramos em todas as partes quando investigamos a fundo os fenômenos e, portanto, é onipresente.E, sendo o tempo inexistente, ele existe eternamente.

Deus se expressa através de nos tal qual um artista pinta um quadro.O quadro porem não é o artista.A substância do artista é a VIDA.O quadro existe como símbolo da vida dele.

Com o progresso contemporâneo da física, descobriram que o átomo da matéria tem vida.Os elétrons giram em torno do núcleo do átomo numa velocidade comparável a da luz.

(...) um átomo conhece a natureza de outros átomos e distingue os que ele tem afinidade daquele que não tem.Póde se afirmar que possuem a inteligência de discernir o parceiro.

... Concluiremos, que a matéria considerada até agora algo morto, na verdade não o é. A física atual descobriu que o átomo da matéria é uma união de pósitrons e dos négatons, sendo os elétrons e prótons redemoinhos gerados no éter e que acabam se reduzindo ao nada.O átomo se desintegra e libera uma energia assustadora, mas essa energia se dilui no éter.Dentro do éter está a fonte de uma energia assustadora, e daí surgiu à partícula elementar que constitui a origem de todas as matérias.Descobriu –se que o éter, que aparentemente é o nada, armazena em seu interior uma surpreendente força criadora e que ele possui inteligência e vontade de manifestar em fórma a idéia origem que contem dentro de si.

...Com isso compreende-se que as matérias vivem e, no âmago delas, existe vida que contem inteligência, vontade e idéia origem.

(...), entretanto, se a vida está latente dentro da matéria, tórna-se mais evidente ainda que dentro da vida está latente a mente.

Observando o fato de que uma matéria microscópica, uma célula, que não passa de um simples ponto minúsculo, transforma –se num ser humano, não podemos deixar de admitir que dentro da pequenina célula existe mente.Se dentro da célula existe o germe da mente, torna-se admissível propalar que tambem dentro dos elementos químicos como, carbono, oxigênio, hidrogênio, nitrogênio, enxofre, fósforo, soda potássio hulha existe o elemento mental.Indo mais alem, se soubermos que cada um desses elementos é formado por unidades elementares idênticas, isto é, os elétrons, não podemos deixar de concluir que ai existe a mente, uma vez que o mesmo elemento se manifesta em diversas formas estruturadas de modo minucioso e complexo (...) aqui temos de aceitar a nobre verdade, reconhecida primeiramente por Spinoza, de que a mente e a matéria são a urdidura e a trama da vestimenta vivo de DEUS como disse GOETHE’’ ‘’Tanto a mente como a matéria são expressões suplementares da realidade misteriosa ainda desconhecida que está presente no âmago das mesmas.

Existe no universo um espírito único e misterioso, a grande sabedoria, a grande vida, que se manifesta em fórma de força positiva, força negativa, mente e espírito...

... O organismo do homem não consta apenas do corpo físico.A essência pessoal do ser humano não sofrerá destruição alguma, mesmo que o corpo físico seja destruído.O corpo carnal humano nada mais é que uma espécie de casaco que envolve o eu.Mesmo que se estrague o casaco, há ainda por baixo paletó, a camisa. Não vivemos apenas no mundo material visível, a nossa individualidade continua existindo no mundo astral e, ainda mais alem, continuamos vivendo no mundo espiritual.O mundo terrestre não é aquele destinado á vida que alcançou a evolução suprema, sendo apenas um local onde temos de passar durante o processo da nossa evolução.

(...) mesmo que o corpo físico esteja completo, se faltar à idéia origem que constitui o homem, ou ele estiver adormecido, não se manifestara claramente à consciência de um ser humano, mantendo o estado de idiotice ou de uma espécie de paralisia infantil...

Para evitar que outra pessoa assimile o seu prana, deve mentalizar durante a meditação shinsokan que você está envolto, por uma áurea iluminada e que nenhuma vibração negativa póde atingi-lo, ou seja, basta envolver todo o seu corpo com uma áurea dourada, mentalizando: ’’O perfeito amor de DEUS flui para o meu interior, me preenche e me envolve.Por isto estou coberto por uma áurea dourada que brilha resplandecentemente, e nenhuma vibração doentia consegue se aproximar de mim ““.

MENTALIZAÇÃO: A FORÇA VIVIFICANTE DE DEUS FLUI EM MIM ““.

...As áureas das pessoas são formadas pela combinação das ondas emitidas pelo corpo carnal, pelo corpo astral, pelo prana, pela mente instintiva, pela sabedoria e até pelas vibrações da espiritualidade.

Em todos os casos, a matéria é formada por moléculas, e cada molécula é uma reunião de átomos.Num corpo gasoso as moléculas se movimentam numa velocidade extremamente alta, e muitas vezes, se chocam umas nas outras.O movimento das moléculas é espontâneo, não sendo provocado de fora.Se aquilo que se movimenta espontaneamente tem vida, a matéria tem vida, diz-se que as moléculas de ar se movimentam a uma velocidade de 450 m por segundos em condições normais de temperatura e pressão atmosférica.No entanto, ao se moverem menos de um milionésimo de polegada, já colidem com outras moléculas... Mesmo havendo essas colisões entre as moléculas, elas não se destroem, havendo a hipótese de que se ricocheteiam, e se a molécula de um corpo gasoso acondicionado num recipiente se chocar contra a parede do mesmo, apenas ricocheteia.Quanto maior for a temperatura, mais intenso é o movimento dessas moléculas e, esquentando um corpo gasoso comprimindo, a incidência de moléculas colidindo umas contras as outras aumenta violentamente.O nosso automóvel é movido pela pressão causado pelo impacto das moléculas de ar comprimido no interior do cilindro aquecido do motor...

...Os átomos e as moléculas da matéria são extremamente minúsculos, mas diz se que o elétron é mil vezes menor que o menor átomo.Os elétrons se movimentam em velocidade assustadora dentro de todas as espécies de matéria, flui com maior liberdade dentro de metais, e seus movimentos formam as correntes elétricas.

O brilho do filamento que há dentro de uma lâmpada elétrica é produzido pelos elétrons que, circulando ininterruptamente, liberam luz e calor.

... O átomo é formado pelos elétrons, e pelo núcleo atômico é extremamente mais pesado do que os elétrons e tem carga elétrica positiva.

...Definindo o espaço numa concepção primitiva, é o vazio que resta após retirar tudo que é material.É ilimitado porque é vazio, porem pensava-se que esse espaço vazio tinha extensão vertical, horizontal e de profundidade, porque as pessoas viam espaço em cima, em baixo, nos lados, na frente e atrás delas.E isso foi dado o nome de espaço tridimensional.Dentro desse espaço vazio são ou foram colocados corpos materiais.Esses corpos materiais tambem possuem dimensão, vertical, horizontal e profundidade.Denominamos esses corpos de existência espacial tridimensional. Assim pensa-se que á matéria seja éla o que for, é uma existência que possui dimensão espacial tridimensional.

...Então da-se o nome de matéria aquilo que preenche com certo volume o espaço tridimensional.O espaço é vazio e, sendo o nada, não tem volume logicamente, não é uma matéria.Apenas ele define a posição recíproca entre corpos celestiais, entre corpos materiais ou entre partículas.Um plano é uma inteligência, não sendo estrutura material.Materialmente, o espaço é o nada (inexistente) e, sendo um mundo governado por uma inteligência, é preciso dizer que ele é um plano imaterial.O fato de a matéria ser uma existência espacial demonstra que éla recebe o comando do espaço.Em outras palavras, éla recebe o comando do plano imaterial.Se o espaço entre as moléculas da matéria que compõe o globo terrestre, mantém uma determinada distância, evitando que a térra fique reduzida ao tamanho de uma bola, se o corpo humano, não fica reduzido ao tamanho de um pó de giz, se o núcleo atômico mantém determinada distância dos elétrons, não se fundindo com outro, se as estrelas que tem entre elas um espaço vazio não se chocam, devido ao equilíbrio mantido pela força centrípeta e centrífuga, é porque tudo é governado pelo plano imaterial (inteligência) chamado espaço.

Diz-se que uma matéria se movimenta eternamente numa determinada direção se não houver resistência, nenhum atrito nem a interferência de força que altere esse movimento.Isso é conhecido por inércia.

...A expressão muda mais à essência é uma...

...Alguém poderá refutar: Mesmo que desapareçam as pernas os braços é possível que a personalidade continue intacta, porem, se desaparecer o cérebro, o homem deixara de pensar, a mente já não funcionara, e desaparecerá tambem a consciência da personalidade’’ Então, é possível, é considerar, num primeiro momento que a personalidade resulte da função do cérebro.Mas se fosse isso, um homem morto tambem tem cérebro e deveria manifestar dele a personalidade.Mesmo que tenha cérebro, um cadáver não possui personalidade em mente.Essa é a prova de que a mente não é função do cérebro, e que não é o cérebro em si que pensa e sente.Sem dúvida se o homem sofrer avaria, o homem deixa de pensar.

Nossa força se multiplica de acordo com o nível de compreensão do fato de que, dentro de nós vive o ser absoluto.

... O ser absoluto é universal, e ao mesmo tempo, único.Referindo-se a esse fato JESUS disse: eu e o pai somos um, e tambem: ’ se eu não faço as obras de meu pai, não me acrediteis, mas se as faço, quando não queirais crer em mim, crede na minha obra, para que saibais e reconheçais que o pai está em mim e eu no pai’’Jesus declarou claramente que o pai, ou seja, DEUS criador do universo, e o homem são um.Jesus tinha consciência de que a força que criou o universo existe no interior do próprio homem.

...O espírito é uma existência universal e, sem ter fórma visível aos olhos físicos, está em toda parte.Portanto, é a sabedoria inesgotável que existe tambem dentro de nós.E, ao mesmo tempo, a força infinita. A essa sabedoria e força infinita que preenche o universo damos o nome de DEUS.

JESUS realizou nova promessa.Ele prometeu ‘’vou e voltarei a vós ‘O FILHO DE DEUS JÁ HABITA O NOSSO INTERIOR.Quem não acredita nessas palavras de Jesus não é um cristão verdadeiro, Cristo tem dito-‘Vós já estais puro, a mente do universo se encontra em todas as partes e sendo indivisível póde ser chamado de espírito.

Deus é a lei universal e igualitária ‘’O universo está preenchido pela sabedoria infinita.

O corpo real do eu jamais morre.

A vida das células possui vitalidade consciente enquanto elas vivem, mas, sendo uma consciência de nível inferior, ao morrer as células, essa consciência se dilui diretamente no elemento da consciência coletiva do universo e deixa de ter existência individual.

...O homem busca através do livre arbítrio a realização de um certo desejo, na busca desse intento, o homem defronta situações onde funcionam leis desconhecidas até então, que o obriga a uma reflexão e corrige, sua própria direção a seguir.O homem está assim, destinado a progredir.

Segundo pesquisas geológicas, não existe qualquer fóssil de ser vivos nas rochas das camadas que presumivelmente pertenceram á época anterior a seis ou Sete bilhões de anos.Os fósseis reconhecidos como os mais antigos são de uma lula, denominada BELENITE, DE UM Cefalópode chamado amonite, e de um trilobite.Eram todos seres marítimos, e por não existirem seres terrestres entre fósseis mais antigos, conclui-se que o primeiro ser vivo surgiu no mar. Presume-se que, após dois bilhões de anos, ou seja, cerca de quatro bilhões de anos atrás surgiu o primeiro animal vertebrado, o ancestral dos peixes, os anfíbios.

BÉRGSON levantou a tese de que a vida possui a qualidade de se adaptar ao seu meio ambiente e, portanto vai modificando a fórma dos descendentes

De modo a se adequarem ao ambiente onde vivem.E segundo sua tese, a força que gera essa mudança é um elemento misterioso, o ela vital (impulso vital), mas o que acontece ao ser humano, é o aumento da resistência ao frio quando se vive em regiões frias, ou o desenvolvimento de tolerância ao álcool nos descendentes de pessoas que tomam muita bebida alcoólica, não sendo reconhecidas mudanças definitiva na sua fórma física.

Lamark defendeu a tese de que os órgãos dos seres vivos desenvolvem ao serem usados, e transmitindo geneticamente esses desenvolvimentos e atrofiamentos, os seres acabam transformando a fórma da espécie.Entretanto, já foi reconhecido que tais transformações resultante do uso ou desuso, de um órgão ou membro não se transmite geneticamente.

A teoria da evolução de DARWIN difere da tese da transformação espontânea defendido por BÉRGSON.DARWIN explicou que uma transformação ocorre casualmente em vegetais ou animais vai se concentrando gradualmente e causa a evolução. Ou seja, não é a vida que se propõe a mudar forma.A mudança ocorre eventualmente devida alguma causa, e em determinada ocasião éla ´póde ser favorável, para a criatura, ou outra ocasião, prejudicial.Nesse caso, o desfavorável acaba-se extinguindo devido a essa condição desvantajosa, enquanto aquele que teve transformação favorável passará gradualmente a transmitir essas mudanças para outras gerações, sendo o acumulo constante dessa forma vantajosa, confere a essa espécie uma transformação favorável originando uma nova forma de vegetal, animal.O organismo que sofreu transformações inadequadas não conseguirá dar continuidade á sua vida, e acabara desaparecendo da superfície terrestre.

Com isso evidenciou-se que as variações ocorridas para adaptar-se ao clima, a temperatura, aos raios de luz, e outras circunstâncias do globo terrestre não são transmitidas geneticamente. A vida de uma espécie que tomou provisoriamente uma fórma adequado ao novo meio ambiente retoma a forma original, ao voltar ao ambiente anterior.

jrobertomxnomvm
Enviado por jrobertomxnomvm em 10/03/2011
Reeditado em 25/08/2012
Código do texto: T2839606
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.