UM VIOLINO, UM CIGANO, UMA MENSAGEM

(UM VIOLINO, UM CIGANO, UMA MENSAGEM.)

SILENCIO! NADA SE OUVIA, O CLIMA É GÉLIDO. AS PORTAS FECHADAS HERMETICAMENTE NO ELEVADO CIMO MONTANHOSO. UM VENTO FRIO CORTANTE ENTOAVA SEUS CÂNTICOS SIBILANTES. FOI NESTE CENÁRIO QUE AVISTEI A CHEGADA DA ESBELTA FIGURA DO CIGANO MAROTY. COM SEUS CABELOS ÉBANOS, ESVOAÇANTES. FITOU COM SEUS OLHOS INTENSAMENTE AZUIS PENETRANTES, A PEQUENA VILA. SUA INDUMENTÁRIA APARENTEMENTE SIMPLES. UMA GROSSA CALÇA AZUL, CAMISA VERDE, MESCLADA COM LILÁS, UM PESADO CASACO MARROM COBRIA SEU ATLÉTICO CORPO, EM TORNO DO PESCOÇO UM BELO LENÇO VERMELHO DAVA-LHE UM AR DE NOBREZA. SUA TEZ INTENSAMENTE MORENA DEMONSTRAVA UMA ALMA DE UM MÍSTICO NA ACEPÇÃO DA PALAVRA. ABEIRANDO-SE DA VILA NO GARBOSO ALAZÃO ÁRABE NEGRO, RETIRANDO DO SEU POLIDO ESTOJO UM MAGNÍFICO VIOLINO, PAUSADAMENTE INICIOU UMA BELA HARMONIOSA CANÇÃO. MUITO MAS TARDE ENTENDI LETRA. ESTA LETRA DESCREVIA O SEGUINTE:

&&&

VIAJO PELAS DUNAS DAS VIDAS, SOU UM EXCELENTE COMPANHEIRO.

VIVO TOCANDO NO MEU VIOLINO MINHAS SELETAS CANÇÕES.

ELAS, SOMENTE IMITEM VIBRAÇÕES DO AMOR UNIÃO.

&&&

TRILHEI VÁRIOS CAMINHOS. CIDADES, CAMPINAS, VALES, VILAS.

ESSE TODO OBSERVEI, OLHEI, COM PROFUNDA ATENÇÃO.

MAS O QUE, MAIS ADMIREI, FOI FALTA DO AMOR UNIÃO.

&&&

SINTO-ME ADENTRA NO MEU ESPÍRITO AMARGAS TRISTEZAS.

POR OBSERVAR ESSAS SEPARAÇÕES. POIS A LEI ETERNA É E,

SEMPRE SERÁ IMUTÁVEL. MAS PROCURO LENITIVOS PARA ENTENDER

OS SERES HUMANOS NAS SUAS DISCÓRDIAS. PRATICAMENTE ESQUECERAM

O AMOR UNIÃO.

&&&

SENDO ASSIM, SEMPRE QUE POSSO QUANDO ME APROXIMO DE DETERMINADO POVOADO, APANHO MEU INSEPARÁVEL VIOLINO AMIGO, ENVIO BELAS CANÇÕES SOBRE ESTE LOCAL. POIS SOMENTE ASSIM, SINTO A PRESENÇA DO AMOR UNIÃO.

&&&

QUANDO ELE INICIOU SUA CANÇÃO HARMONIOSA, TODAS AS PORTAS ABRIRAM-SE, O VENTO GÉLIDO REPENTINAMENTE CESSOU SEUS CÂNTICOS TRISTES. O

ÉTER ABRIU-SE COMPLETAMENTE DANDO PASSAGEM A UM AZUL RADIOSO, TUDO TODOS PASSARAM POR INDESCRITÍVEIS TRANSMUTAÇÕES TOTAIS. A VILA QUE ERA TRISTONHA, SUBITAMENTE ALEGRE TORNOU-SE. UM DOS HABITANTES ADMIRADO, SURPRESO, TIMIDAMENTE INDAGOU: --- QUEM É TI? SORRINDO MEIGAMENTE O CIGANO MAROTY RESPONDEU. --- EU! EU SOU PRINCIPIO E FINAL, ENFIM SOU COMO TODOS VOCÊS. SIM! NÃO ESTRANHAIS COMO LHE FALO, POIS TUDO E TODOS SEGUEM UMA DIRETRIZ HOMOGENIA DAS LEIS ETERNAS. ALGUM DIA, TODOS VOCÊS COMPREENDERÃO MEU ATUAL MODO DE EXPRESSAR-ME SOBRE AS LEIS ETERNAS. POIS TUDO É ETERNO! TODOS VOCÊS CAMINHAM EM DIREÇÃO DESSAS LEIS CUJA FINALIDADE FOI E SEMPRE SERÁ O AMOR UNIÃO UNS CHEGARAM PRIMEIROS, QUE OUTROS. MAS REAFIRMO, TODOS VOCÊS CHEGARÃO AOS ÁPICES DA EVOLUÇÃO ESPIRITUAL. IMENSAS LUTAS TODOS VOCÊS TERÃO DE TRAVAR, PRINCIPALMENTE COM SIGO MESMOS. MAS ESTES EMBATES SÃO PARA FUTUROS DISTANTES. POIS ESTAS LEIS ETERNAS PROVEM DO PAI ETERNAL. AFIRMO. ALGUNS DE VOCÊS ME REENCONTRARÃO, VERÃO OUTROS FATOS DE PROFUNDAS TRANSUBSTANCIAS ESPIRITUAIS DO QUAIS VOCÊS ATUALMENTE DESCONHECEM. MAS COM A PASSAGEM DOS SÉCULOS, ESTES CONHECIMENTOS LHES SERÃO REVELADOS PAULATINAMENTE. BEM SEI QUE PRESENTEMENTE O QUE ESTOU LHES EXPONHO, TRANSCENDEM SEUS RACIOCÍNIOS LIMITADOS, MAS QUEM LABUTA, ESPERA COERENTEMENTE ALCANÇA SEUS IDEAIS. COMO DISSE UM SÁBIO: (A VERDADEIRA ESSÊNCIA DA SABEDORIA RESIDE EM TUDO NO TODO. O PROBLEMA É SABER ENCONTRA-LA CONSCIENTEMENTE.) SENDO ASSIM, VÓS DIGO NOVAMENTE: COMO VIU APARENTES MILAGRES SE SUCEDEREM EM SUA VILA NADA, MAS É QUE PROCESSOS TRANSMITIDOS A MILHARES DE SÉCULOS POR SÁBIOS SANTOS. OS AGLOMERADOS FATOS QUE OBSERVASTES VOCÊS PODERÃO REALIZA-LHOS. FOI QUANDO OUTRO MORADOR INDAGOU: --- MAS COMO PODEREMOS FAZER ESTAS MILAGROSAS MAGIAS? VOLTANDO A SORRI, O CIGANO MAROTY RESPONDEU: --- PRESTAIS ATENÇÃO NO QUE VOU LHES EXPOR, POIS JÁ ESTA CHEGANDO A HORA DA MINHA PARTIDA. (NO DIA QUE VOCÊS OLHAREM TODOS REPRESENTANTES DA MÃE NATUREZA COM CANDURAS, TOLERÂNCIAS, HUMILDADE, PRINCIPALMENTE AMOR UNIÃO, JUNTOS VOCÊS PRATICARÃO ACONTECIMENTOS CUJO SEUS SENTIDOS NÃO COMPREENDERÃO A PRINCIPIO, MAS PROSSEGUINDO NESTA SENDA, ALGUNS DE VOCÊS PAULATINAMENTE COMEÇARAM COMPREENDEREM AS LEIS QUE JÁ DISCORRI. POIS COMO DISSE, AS LEIS ETERNAS SOMENTE POSSUEM UM PRINCIPIO. ESTE PRINCIPIO CHAMA-SE AMOR UNIVERSAL, LEI SUPREMA DO NOSSO PAI ETERNAL. SIM! NO DIA QUE VOCÊS ESQUECEREM OS DOGMATISMOS RELIGIOSOS, SOCIAIS, RACIAIS, INICIARÃO COM IMENSAS LUTAS, SUAS TRANSFORMAÇÕES INTIMAS. VÁRIAS VEZES SERÃO INCOMPREENDIDAS POR SUAS ANTEVISÕES ESPIRITUAIS. PRINCIPALMENTE PELOS RELIGIOSOS ANACRÔNICOS. INTERRPONDO SUA FALA, OBSERVOU O LÍMPIDO AZUL CELESTE, PROFERIU.) BEM TENHO DE PARTIR, POIS OUTRAS PARAGENS ME ESPERA. SEGURANDO FIRMEMENTE A REDE DO SEU BRIOSO ALAZÃO ÁRABE, FEZ ELE DA OS PRIMEIROS TROTES, LENTAMENTE FOI SE AFASTANDO. ENTOANDO NO SEU VIOLINO SUAVE MELODIA, ENCHENDO DE HARMONIA OS ARES DE AMOR UNIVERSAL. ASSIM FINDA, MAS UMA VIAGEM DO NOBRE CIGANO MAROTY. UM CIGANO CUJO SEU IDEAL ERA ESPRAIAR O BEM POR TUDO E SOBRE TODOS OS SERES HUMANOS. NESTE PLANETA PROFUNDAMENTE DE CONTURBAÇÕES FÍSICAS, MAS, SOBRETUDO ESPIRITUAIS!

&&&

AA. ------- J. ------- C. ------- DE MENDONÇA.

DATA. ------- 21. ------- 11. ------- 1974.

Maroty
Enviado por Maroty em 18/01/2011
Reeditado em 11/06/2012
Código do texto: T2735998
Classificação de conteúdo: seguro