Mensagem para o Natal de 2010

Ao se aproximar o dia de Natal vivemos a alegria de lembrar das pessoas a quem pretendemos homenagear; saímos em busca das lojas, normalmente superlotadas, na azáfama da compra de presentes, numa demonstração de afeto e consideração. O Natal é a ocasião em que as desigualdades sociais mais se fazem sentir, principalmente pelo apelo comercial da data.Todavia, julgo o Natal uma festa triste, melhor diria, uma comemoração triste; quando mais sentimos a falta das pessoas queridas e distantes, das que perderam a saúde e as que se perderam, sendo lembranças definitivas. Portanto, é sempre reconfortante sentirmos que somos lembrados, queridos pela família e pelos amigos. Basta-nos a lembrança de um cartão, de um telefonema, um E-mail, um desenho sem qualquer significado, salvo, a presença de um azul de céu. Por esse motivo é que busco ser original, mas nem tanto, desejando a vocês, suas famílias e seus amigos, um Natal de muita paz, com muitas revelações, sejam na abertura das caixas-surpresas, ou na leitura das mensagens, na escuta dos votos pelo telefone, ou mesmo nas lágrimas, que porventura possam selar uma emoção. Na lembrança deste Natal de 2010 e para o Ano 2011 que se inicia, não tenho como fugir do lugar comum: Feliz Natal a todos e Próspero Ano Novo! De original, somente este momento de dúvida que lhes envio, com um grande abraço.

Dúvida

Retorno por capricho à antiga morada,

E trago nos meus braços tão vazios,

O vácuo de uma ausência prolongada,

Depois de navegar por muitos rios.

Em cada porto que parei deixei quimeras,

Mas não pude encontrar o que queria,

Cansei de tanta andança e tanta espera,

Pois, o que buscava, eu mesmo não sabia!

Por não sabê-lo, ficou-me a indagação:

Teria o Natal me esquecido,

Ou seria minha escolha a solidão?

Hoje, que retorno consciente,

Aos felizes natais dos tempos idos,

Fica-me esta dúvida... como presente!