...::: O amigo e o colega :::...
1 – Com um colega você divide, com um amigo você soma
2 – O colega te incentiva a sonhar, o amigo te incentiva tornar o seu sonho em realidade.
3 – Quando você tem algum segredo oprimindo, você procura um colega para desabafar e ele te anima a contar e te ouve com muita atenção, acontece que se o colega sentir-se ameaçado fará do seu segredo uma arma.
4 – Já o amigo te incentiva a guardar seus segredos, e não quer ouvi-los porque nunca correria demasiado risco, ele sabe que segredos nada mais são do que fatos ou atos prematuros que só o tempo poderá revelar, como uma árvore que produz frutos que de um brotinho a um segredo que o faz tornar um frutinho verde e num segredo faz amadurecer, seja maduro ou podre não ficará preso a árvore cairá ao chão visível de todos.
5 – Nos momentos de tristeza ou solidão você procura um colega e ele enxuga as tuas lágrimas com conselhos da vida.
6 – O amigo não deixa suas que suas lágrimas caiam, porque antes da solidão ou tristeza chegar, ele esta presente, mas, se as lágrimas forem inevitáveis, ele derramará lágrimas com você porque reconhece e sente a mesma dor.
7 – O colega te da mão, o amigo te da o ombro.
8 – Quando você precisar o colega vai te emprestar, mas, o amigo te dará porque ele entende a amizade também como mutualidade.
9 – O colega compartilha com você só alegria, sejam falsas ou verdadeiras, na verdade o colega não distingue tristeza da alegria, para ele é tudo alegria. Já o amigo diferencia muito bem a alegria da tristeza e compartilha a alegria com reflexão e a tristeza com paz.
10 – O colega necessita de muitos colegas para ter um pouco de amizade, o amigo só precisa de um amigo para ter muitos, muitos colegas.
11 – O colega até poderá se tornar um amigo, mas, antes que se torne, o amigo já se tornou irmão.
12 – Você não precisa mudar para tornar-se amigo, somente torna quem tu és e terás amigos.
13 – O colega quer agradar a todos e acaba desagradando alguns, o amigo que não quer agradar a ninguém, acaba agradando a todos.
14 – Se você sentir-se desprezado por um amigo, fique feliz você descobriu um colega disfarçado de amigo em tempo.
15 – Com um colega você pode exercitar a sua paciência e com um amigo o perdão.
16 – Colegas fazem parte do tempo, amigos fazem parte da vida.
17 – ...
A todos os amigos e colegas do recanto das letras...