Dez reais por um sorriso

Uma jovem bela e dinâmica, certa vez me apareceu triste, por todo o dia a tristeza predominou e se seguiu no dia seguinte. Então cheguei para ela e exclamei: dez reais por sorriso! Ela me olhou e liberou um singelo sorriso, acompanhado de um fiasco de fragilidade, jamais visível antes.

Então pensei; quanto de fato eu daria pelo seu sorriso:

10 reais

100 reais

1000 reais

...

Quem sabe contratar um show de palhaços, talvez ela sorriria por uma boa piada, quem sabe se um tombo proposital diante dela me faria arrancar gargalhadas, mas e depois o que aconteceria com a tristeza? Minha pergunta de incerta resposta.

Percebi quê em quanto não entendemos a tristeza, não adianta ofertar valores ao sorriso, pois se nas expressões da face está transparente a situação da alma, o sorrir é apenas uma doce fale do coração. Quem criticaria a tristeza pela despedida de um amor? Quem ousaria dizer, não se entristeça estas coisas acontecem, obviamente que sim, pois a vida é um turbilhão e tem altos e baixos, pedir pra ela não ficar triste, seria um ato inerte, então entendi que, entendendo a tristeza de um triste, conseguimos amenizar sua dor, então pagamos mais que dez, cem ou mil reais por um sorriso, pois conquistamos apenas com uma gota de amizade e uma pitada de carinho.

Talvez você tenha se emocionado em ler este texto, então agora sorria, pois este texto só existe, porque você tem um amigo.