Dicas para uma vida melhor: Amizade.
Antes de começar o texto, já dou logo a dica: se você tem um amigo verdadeiro, preserve-o. Não importa se vocês brigaram por uma coisa boba, se ele está ali e é um amigo mesmo, não deixe de falar só por causa de uma briga.
Fácil fazer isso, se você soubesse quem são esses amigos verdadeiros, não é? Eu concordo, se soubesse antes não teria investido em muita amizade disfarçada aí. Teria me magoado menos e, consequentemente seria mais feliz.
Uma segunda dica é prestar atenção dos detalhes. Sim, sim. Porque um amigo passageiro tenta ser um verdadeiro, te garanto, mas por não ser comete falhas. Falhas que você acaba deixando de lado. Porque, afinal, são pequenininhas e tão sem importância né? Por isso sou a favor do "falo logo". Conhecem? É falar tudo que incomoda sem ser grosseira, idiota e se esforçar horrores pra mostrar o seu ponto de vista.
O problema é que se a pessoa parar para ver seu ponto de vista, provavelmente ela estará errada. E quem gosta de admitir que está errado? Um amigo verdadeiro admitiria. Por mais que seja orgulhoso, porque sabe que se você estivesse errado também não conseguiria admitir de cara, mas no afinal acabaria aceitando a razão do outro.
Não se deixe enganar, amigos passageiros podem ir e vir, é como se tivessem "passe livre" para a sua vida. E provavelmente tem. Amigos passageiros podem sim se tornar amigos verdadeiros, mas isso vai exigir muito dos dois lados.
Amigos passageiros seguem regras. Acabam te magoando uma, duas, três ou mais vezes, e - não satisfeitos - magoam mais um pouquinho. Eles podem tentar (e quando tentam realmente se esforçam) mostrar como a vida deles é difícil, e como a sua é... bom, a sua, a fácil. Eles não falam das conquistas como "simples" vitórias, eles escolhem o jeito para mostrar o que você não conseguiu. E, acreditem, podem ser bem sutis e bons nisso.
Já os amigos verdadeiros não fazem isso. E você se sente muito feliz em ter como compartilhar a felicidade da vitória deles. Você não acaba por sentir inveja, ou raiva, porque você sabe o quanto eles se esforçaram para isso e se for o que você quer muito eles oferecem a mão e o braço para ajudar. Eles nunca vão tirar uma oportunidade sua, eles vão tentar compartilhar a deles.
Os verdadeiros não precisam estar ali todos os segundos da sua vida, mas você sabe que é só discar o número e contar aquela super novidade ou a desgraça que aconteceu que eles vão ouvir, comemorar ou ajudar. A amizade não muda com a distância que a vida pode impor, porque vocês de fato nunca se afastaram.
O ruim disso tudo é que algumas horas só vemos os passageiros, e está aí a hora certa para fazer aquela "lavagem" na sua vida e manter quem importa. É necessário, faça por você mesmo ou espere a vida fazer. Como não gosto de esperar, já comecei a minha "lavagem". Aos que ficarão, muito obrigada por tudo. Aos outros, boa vida.