O Menino e o Salgado

O Menino e o Salgado ( Homenagem ao poeta Dimas Macedo)

Poeta consagrado, um crítico literário de notável expressão, um divulgador da arte literária através de seus inúmeros artigos, em jornais,sites, revistas e livros publicados, espalhados por esse Brasil afora. Vem permeando, enriquecendo a cultura cearense com suas palestras e discursos calorosos, recheados de paixão pela arte literária. Membro da academia Cearense de Letras, é advogado e mestre em direito, professor de direito da Universidade Federal do Ceará, membro do Instituto dos advogadosbrasileiro procurador do Estado. Muito jovem ainda com uma carreira promissora, uma bagagem madura, inigualável, de uma fértil imaginação e de um estilo invejável de criticidade que lhe é muito peculiar.

esse menino salgado de onde veio? Como surgiu esse talento? Veio de paragens desenvolvidas? não, esse menino talentoso Dimas Macedo poeta com todas as letras. Toda essa expressão cultural sugiu de um paraíso perdido, no vale do Salgado, a vestusta, pequena e humilde Lavras da Mangabeira, lá no sul do Ceará. Foi nessa pequena cidade as margens do Salgado onde o Dimas iniciou seu mergulho,

digo até profundo, nas águas doce desse rio, e vindo a tona

atingindo a superfície, flutuando com seu espirito artístico, exprimindo sua sede saber, e o rio no seu transbordar arrastou-o na correnteza turbulenta, e transportou no balseiro cultural, desembocando nos verdes mares bravios de Fortaleza.

Dimas, ainda menino, declara na sua lira poética o amor à sua terra , ao Rio salgado, forma terna e apaixonada. Possuidor de uma inteligência instigadora, ainda, menino devorava incnasávelmente os livros que chegavam as suas mãos. E com essa perspicácia, energia infatigável e o desejo de conquistar outros horizontes envereda pelo árduo caminho da pesquisa e das letras. Muito cedo iniciou suas produções liteárias. dotado de uma personalidade de multifacetas; tornou-se um poeeta, ensaista, crítico literário, escritor de várias vertentes, entre outros atributos que lhe são inerentes. Hoje com uma vutosa projeção cultural, sua acuidade perceptiva constatada na sua lucidez de consciência se deixa emergir na esfera da cultura cearense com um grande volume de livros pubicados.

É no seu recolhimento que se impregna de conceitos, busca e justifica com discernimento o seu labor de escritor.

Dimas, com essa caminhada a passos largos persiste através do seu discurso, de sua´poesia, purificar as águas do salgado com sua tesitura poética.

Rosa Firmo (Roseli)

Roseli
Enviado por Roseli em 26/08/2006
Código do texto: T225806