A cerejeira

Querid@ Amig@,

Estou ainda inquieta...

Decidi escrever, vou tentar postar aqui uma mensagem, que pretendo simples, que possa ser compreendida não pela razão, sempre pelo coração...

Há anos vinha cultivando uma cerejeira...Você conhece uma cerejeira?

Já a viu quando dá flor?...Ah, ela é tão linda que traz lágrimas aos olhos de quem tem a fortuna de vê-la florescer...Ela é a árvore símbolo do Japão, encantadora de ocidentais...inclinamo-nos diante de tal beleza...A florada acontece uma vez ao ano e dura cerca de uma semana...Sim, a cerejeira é singela e efêmera...dura tão pouco!

Delicada, exige atenção constante...mas, não se engane, a delicadeza dela esconde uma força singular, pois a cerejeira, lá no Japão, durante invernos rigorosos, suporta o frio com os galhos nus... A flor da cerejeira é considerada o símbolo da Felicidade, porque ,é na época, quando elas florem, que as crianças iniciam as aulas, é quando ela florescem que os recém formados saem em busca do trabalho...Sim, a linda cerejeira em flor marca o princípio e a continuação do aprendizado...Li que fazem chá das pétalas da cerejeiras que são servidos em rituais de casamento ou em ocasiões festivas...A minha cerejeira era tal qual essa que eu descrevi: bela, não florescia o ano todo, mas o ano todo aquecia os corações...Forte como poucas que eu conheci, vergava-se para deixar as tempestades passar... Altiva como só as flores podem ser, jamais a vi se lamentar...A minha cerejeira possuia as marcas de quem atravessou todas as estações, mas a alma imaculada pela vontade de servir flores e sombra para quem se achegasse ali... A água que se bebia embaixo de sua sombra renovava qualquer espírito, mais do que beber a sede partilhava-se ânimo...A minha cerejeira era delicada, as mãos dela cabiam duas vezes nas minhas mãos...Mas, doce engano de quem as via...aquelas mãos carpiram, plantaram, colheram, conduziram, teceram, cozinharam, acolheram, acalentaram, abraçaram, suportaram as dores dela e às alheias...A minha cerejeira passeou por todas as estações...Aqui, só aprendeu a servir...E o fazia com amor, com brilho, com riso, com as cores...que só as flores podem ter...A minha cerejeira floresceu esse ano...durou cerca de uma semana e, como todas as flores, singela e efêmera, partiu...Sim, creio que voou nas costas do Tsuru...A minha cerejeira foi ao encontro de Deus...

Senhor Deus,

O nome da nossa cerejeira é Tereza. Acolha-a.

Sei que Tu estás feliz por receber uma cerejeira tão especial para o teu jardim...Deixe-a florescer mais vezes, além de colorir, perfumará o céu inteiro...

Querida Tereza,

Muito Obrigada, por tudo.

Deus a abençoe,

O meu afeto, o meu amor, sempre!

Angela.