A LIÇÃO DOS ANIMAIS


Quantas vezes, amigos, passamos ao largo diante de um irmão necessitado. Inúmeras vezes anestesiamos nossa consciência para não ter de perguntar se o outro precisa de ajuda.

Hoje eu fui testemunha de uma cena magistral. Um sagui ainda bebê caiu de uma árvore nos jardins da PGE. Imediatamente a sua mãe, creio eu, e todos os outros que estavam na árvore desceram para prestar-lhe assistência. A mãe, com todo carinho, tentava levantá-lo do chão e pô-lo no colo. Os outros saguis ajudaram como puderam. Ao final todos saíram em procissão acompanhando a mãe que levava o filhote ao colo até um galho mais alto da árvore.

Essa foi uma das mais emocionantes cenas de minha vida. Eu vi a solidariedade dos animais. Eles não cruzaram os braços como tantas vezes nós. Eles não julgaram que o pequeno sagui era um descuidado e, por isso, mereceria o tombo. Eles não deduziram que a mãe sozinha seria capaz de levar o seu bebê para um lugar seguro. Eles não esperaram que ela pedisse socorro, como tantas vezes nós. Eles, os saguis, foram solícitos como raramente nós, seres racionais, o somos.

Aprendamos com os saguis a lição da solidariedade. Eles, seres tão pequenos e ditos irracionais me fizeram sentir vergonha de ser grande e racional.

Iara Mesquita . Experiência vivida hoje, 23/09/09