A grande transformação

Para nos sentirmos reconfortados no dia-a-dia, muitas vezes, por engano, ou puro desconhecimento, temos a sensação de que falhamos em alguma área de nossa vida. Pode ocorrer um desânimo, uma pontinha de desilusão, e o pior, a sensação do fracasso.

Escolhi a seguinte mensagem, pois além de muito bonita, tem um conteúdo M A R A V I L H O S O.

FRACASSO

Quando é manhã, é manhã. Quando é tarde, é tarde. Não é possível escolher. Deixe de lado a escolha e você estará livre em toda parte. A liberdade só pode vir da não-escolha. Então quando você for jovem, isso é bonito: quando for uma criança, isso é bonito; quando for velho, isso é bonito; quando estiver morrendo, isso é bonito – porque você nunca se separa do todo, você é apenas uma onda no oceano.

A onda no oceano pode começar a pensar em si mesma como um indivíduo, mas então estará com problemas. A onda no oceano nunca se pensa como algo em separado. Então, aonde quer que o oceano a leve, ela irá de boa vontade, alegremente, movendo-se em um bailado naquela direção.

REVELANDO O SEGREDO DO VERDADEIRO SUCESSO

Uma canção de Kabir, o místico:

Falo com meu amor interior e digo, por que tanta pressa? Sentimos que há lglum tipo de espírito que ama os pássaros, os animais e as formigas – talvez o mesmo que deu a você uma centelha no útero de sua mãe. Você acha lógico estar quase andando inteiramente órfão agora? A verdade é que você mesmo se afastou e decidiu ir sozinho para a escuridão. Agora está emaranhado em outros e esqueceu o que um dia já soube, e é por isso que tudo que você faz tem em si algum tipo de falha.

As coisas acontecem quando é necessário que aconteçam. As coisas estão destinadas a acontecer no momento necessário. Tudo está indo bem, apenas tenha confiança. Lembre-se da difereça. O teólogo dirá: “Acredite no conceito de Deus”. O místico diz que não é preciso acreditar no conceito de Deus, apenas perceber a harmonia na existência. Não é um conceito, não é uma crença, é posiível senti-lo, está em toda parte. É quase tangível.

No momento em que você acredita ser um com o todo, há um relaxamento subitamente, há um fluir. Você não precisa se controlar, você pode relaxar. Não é preciso ficar tenso, porque não há nenhum objetivo pessoal a ser atingido por você. Você flui com Deus. O objetivo de Deus é o seu objetivo, o destino dele é o seu. Você não possui um destino privado, é esse destino privado que traz problemas.

Você nunca viu isso em sua própria vida? Tudo aquilo que você faz resulta em fracasso. Você ainda não conseguiu entender o que está acontecendo – você acredita que não fez as coisas da forma correta e por isso fracassou. Então tenta um outro projeto e fracassa novamente. Nessa hora você pensa que suas habilidades não são boas o bastante e parte para aumentar suas habilidades, mas irá fracassar de novo. Então você pensa: “O mundo inteiro está contra mim”, “O destino está contra mim”, ou ainda “Sou uma vítima da inveja dos outros”. Você continuará encontrando explicação apra seus fracassos, mas nunca irá compreender os motivos reais.

Kabir diz: o fracasso significa você menos Deus. Foi o que Kabir compreendeu. O fracasso é igual a você-menos-Deus, e o sucesso é igual a você-mais-Deus. O sucesso está dentro de Deus e com Deus. E lembre-se, quando digo “Deus” não estou falando de uma pessoa sentada em um Paraíso, mas do espírito cósmico, do Tao, da lei que permeia toda a existência. A lei da qual você nasceu e para qual um dia irá retornar.

Extraído: de “O livro da Transformação” OSHO