A C R I A N Ç A
Ao olharmos uma criança, toda feliz, satisfeita, preliminarmente pomo-nos a pensar o quanto é sábia a natureza, o quanto admirável o poder do Criador ao dar vida a um ser, fazendo-o passar, primeiro por uma fase de pureza e inocência. Ao sorrir, uma criança contagia a todos que a cercam naquele momento.Ao fazer gracinhas, enche de contentamento e orgulho os seus pais, felizes por vê-la tão ativa, prometendo ser bem inteligente no futuro. Após apreciá-la por esse prisma, olhemo-la, durante o seu crescimento. Merece, ela, todo o nosso apoio, toda nossa admiração todo o nosso respeito de pais. É, a criança, principalmente, material e espiritualmente, o reflexo dos pais:- boas , se bons...difícil, se maus. Reproduzirá, aquela criança, à medida que for se desenvolvendo, tudo aquilo que lhe ensinarem servirá, sem dúvidas nenhuma, como base para começar a conduzir-se ao adentrar a adolescência ; período em que a vida começa a lhe mostrar as "garras", que até então, se mantiveram escondidas com o auxílio dos pais e parentes que, na ânsia de protegê-la e, por tudo aquilo de bom que cerca toda sua infância.
Por isso, dependerá do que lhe oferecerem nessa infância; o desprendimento e a iniciativa com que a mesma se comportará dali para frente, esquivando-se, às vezes, aparando, em outros momentos, as "garras"aguçadas que procurarão atingi-la, arranhando-a a cada passo; experimentando-a no seu grau de resignação; no seu nível de perseverança, que serão perfeitos, convictos, se foi bem educada. Se foi criada acertadamente; se foi bem instruída; se lhe dedicaram carinho e afeto, afagando-a e acaricxiando-a e...repreendendo-a quando preciso, amparando-a, mostrando-lhe que acima de tudo, somos os seus melhores amigos, constituindo-nos em verdadeiras barreiras contra o que lhe seja prejudicial. Tudo isso, sem tirar-lhe a liberdade (com limites, quando necessário), ensinando-a a conduzir-se corretamente, à medida que cresce.
Falando-lhe sobre todas as suas dúvidas; respondendo a todas as suas perguntas de maneira clara e convincente, sempre numa linguagem a altura do entendimento da sua idade , naquele momento.
Nunca vejamos na crinça um impecilho, um enrosco, um tropeço, que impede nosso comparecimento às festas, bailes, passeios coquetéis,jantares e tantas outras coisas que a vida social nos oferece. Ofereçamos à criança, isto sim, momentos de alegria, de prazer, de satisfação; convivendo com ela, participando mais ativamente dentro do seu mundo, que é cheio de fantasias, cheio de castelos, os quais, se não nos comportamos devidamente, se desmoronam, transformando aque criança num adulto infeliz. Pensemos nela, introduzamo-la em nossos planos, sempre. Façamo-la o objetivo principal da nossa vida, da qual nada levamos mas... muito deixamos e, dentre o que deixamos, coloquemos, doemos à terra e à vida, filhos bons, filhos decentes, honestos, honrados. Deixemos filhos que nos representem e que sirvam de reflexo daquilo que fomos enquanto vivemos. Que sirvam de espelhos, nos quais todos enxergarão ao mirálos, o trabalho árduo e intenso, difícil porém, vitorioso, fruto de dois seres que viveram para os filhos. e que encontraram a maior felicidade que é aquela que reside no orgulho "benigno" de ter uma prole constituída por "Gente" que um dia foi criança e, que graças ao trabalho incansável do amor, se transformaram em homens e mulheres, "Verdadeiros seres Humanos"", dotados, apesar das agruras que a longa estrada da vida oferece, de corações bondosos, compreensivos, no trato com os seus semelhantes e, não corações embrutecidos, endurecidos qual uma rocha, pelos maus ensinamentos, pela falta de amor, pelo esquecimento e alheamento com que os trataram os pais, quando criança.
Como as plantas necessitam de terra boa para germinar e, cuidados especiais para crescer e produzir de acordo com as suas qualidades; assim, também, o é o ser humano, necessita de bons pais que o produzam e o tratem bem, com especiais cuidados, para que chegue, um dia, a produzir dewntro do mundo, de acofdo com as suas qualidades, tudo de bom, conforme o construíram.
Bene - (b. g. j. )- DEUS É BOM !!! DEUS É FIEL !!! - 01/08/08