ESTUDE MAIS E VENÇA MAIS!

Nadir Silveira Dias

Acredito que todos nós sabemos ou devemos saber o quanto estão difíceis todas as coisas. Todos nós sabemos como está difícil conseguir um emprego. Como está difícil morar num lugar digno. Como está difícil ter acesso à saúde, segurança, educação, cultura, desporto, lazer.

Todo mundo sabe como está difícil, senão impossível, entender para onde vai o dinheiro arrecadado todos os dias pelo governo, em qualquer mínima compra que se faça.

E até bem se compreende caso pudéssemos aceitar os desvios de verbas em todo o tipo de falcatrua que entopem os noticiários. Isso, porém, são excrescências que logo, logo, devem passar. Ou estaremos todos literalmente ... mordidos.

Todo mundo sabe do invencível acúmulo de obrigações que temos a cumprir e em relação a nós, parece-nos, ninguém tem obrigação alguma.

Isso é sabido, isso é conhecido de todos. Mas isso é uma coisa. Outra coisa é o, sinceramente, “não sei bem o que”, pois fico de todo estupefato com algumas atitudes das pessoas, estas mesmas das quais falamos e são agentes passivos das mazelas antes citadas.

Agora estou vindo de uma palestra em uma escola particular a uma turma de último ano do ensino médio. Tinha ela por fim uma breve exposição de centenária instituição literária que fez o início da literatura organizada no Rio Grande do Sul.

Aberta com breve exposição de painéis e livros antigos, além de uma poesia, a palestra transcorreu mais ou menos normal, como é a regra atual, de pouco ou nenhum interesse pelo que “rola”, digo, pelo que está sendo dito.

No aspecto, entretanto, houve-se bem a turma. Afinal, muitos estão por fazer o vestibular e ouvir algumas pessoas interessadas em transmitir um pouco do que aprenderam é sempre bom, para quem tem algum interesse em progredir.

Apenas uns poucos, riam-se, sabe-se lá por que, outros recostados, mas a maioria, porém, atenta, apreciando o que ouviam. Até porque, a palestra concitava-os a que estudassem, a que garantissem o conhecimento que somente a leitura traz.

O bom é que com o tempo, assimila-se uma certa seletividade, e fica mais fácil não se apavorar com a quantidade de livros e livros que temos que ler, assimilar, e deglutir, se desejarmos realmente vencer na vida.

Para aquele que lê um livro, ele carrega consigo, absorve, assimila, o conhecimento nele contido. Para aquele que lê dez livros, este absorverá mais, estará sempre mais capaz perante outro que tenha lido menos, que tenha assimilado menos.

Essa é uma regra que não se corrompe. Quem estuda mais, vence mais ou em maior grandeza ou volume ou quantidade. Ganha mais e é mais respeitado, pelos seus e pelos outros.

Senão por respeito, por reconhecimento, ao menos por temor ao poder, pois quem sabe mais, pode mais. Foi sempre assim na história dos tempos, na história de todas as eras. É e será sempre assim!

Escritor e Advogado – nadirsdias@yahoo.com.br

Nadir Silveira Dias
Enviado por Nadir Silveira Dias em 09/02/2006
Código do texto: T109646
Classificação de conteúdo: seguro