DEFEITO

É fácil você chegar em alguém e começar a lhe falar sobre suas qualidades, que ele é atencioso, bondoso, caridoso, inteligente, bonito, amigo, bom filho, bom pai...

Estou dizendo que é fácil você chegar e falar isso direto para a pessoa, a sós, vocês dois. Melhor que isso é quando você consegue falar bem dessa pessoa também para os outros, essa atitude reforça ainda mais sua sinceridade quanto a sua real imagem dessa pessoa.

Ao contrário o que mais presenciamos são as criticas e defeitos que costumeiramente falamos aos outros do nosso “amigo ou colega”, ele é egoísta, mal educado, o cara é guloso, quer me ferrar...

Muito raramente encontramos alguém que nos chame para uma conversa particular e corajosamente, com muita honestidade, aponta nossos defeitos de uma forma simples, coerente e nos deixa numa posição de aceitação, com humildade entendemos e nos damos conta de quanto fomos imbecil em não percebemos essa falha. Esse cara não sai mais da nossa lista de verdadeiros amigos, foi capaz de nos mostrar nossa deficiência, enquanto muitos outros omitiram e até nos gozaram.

Todos temos defeitos e quem acredita nisso está mais apto para se corrigir, só com humildade e atenção a tudo que nos dirigem, teremos capacidade para assimilar e avaliar, extraindo aquilo que nos serve para a nossa evolução.

O ser humano é muito sensível e carece de muita atenção e afeto, quando encontrar alguém que realmente confia em você, pintará um clima que toda a intimidade ficará exposta, nessa situação não pode e não deve haver traição, seja fiel a tudo que confiou e foi confiado pela outra parte, jamais, mesmo num momento de desequilíbrio se utilize dessas confidências, não se machuquem, guardem para si como segredos de confissão.

No momento que você ouve da própria pessoa um defeito seu, primeiro sentirá vergonha, em seguida gratidão por nos possibilitar se corrigir e eliminar o problema e depois de realmente ter superado a deficiência, a felicidade e satisfação tomarão conta de você.

Se alguém lhe procurar para uma conversa e te apontar alguns defeitos, agradeça essa pessoa e a promova como sua verdadeira amiga, se ao contrário alguém lhe procurar para criticar outra pessoa, fique atenta e pense que ela poderá fazer o mesmo com os outros em relação a você, talvez nem mereça ser sua amiga.

Vladis
Enviado por Vladis em 01/02/2006
Código do texto: T107024
Classificação de conteúdo: seguro